Falta pouco!

0 dias

0 horas

0 min

0 seg

1
resposta

Programação para a área de tecnologia (não necessariamente informática)

Pessoal, tudo bem?

Gostaria de saber de vocês qual a linguagem de programação é mais voltada para as áreas da tecnologia, e digo não necessariamente voltada para área de informática...Procuro algo voltado para essas áreas aqui abaixo:

1. Design (Programas de lives, design gráfico, edição de videos e etc);
  2. Construção civil( Programas como AutoCad, Revit e etc);
  3. Gestão (Analise de dados, business inteligence e etc);
  4. Elétrica (Sistemas elétricos, automação, telecomunicações, eletrônica);
  5. Produção musical (Protools, Reapper, edição de faixas musicas e sistemas operacionais de equipamentos - talvez sistemas embarcados? -];
  6. Sonorização (Programação de equipamentos e softwares de áudio)
  7. Computação (Segurança, nuvem, suporte, redes, manutenção);
  8. Outra tecnologia que não esteja nessas sete acima.

Queria algo especificamente para essas áreas, pois não me identifico muito, por exemplo, a fazer um site ou programa voltado para comércio, ou culinária por exemplo. Acredito que para fazer um site desse tipo precisaria conhecimento nessas áreas, coisa que eu não tenho mais paciência ou vontade para aprender.

Alunos e professores podem responder a vontade se souberem.

Obrigado.

1 resposta

Oi, tudo bem?

Achei super interessante a forma como você organizou as áreas, porque realmente cada ramo de tecnologia acaba puxando ferramentas e linguagens diferentes. Não existe uma linguagem que resolve tudo, mas algumas aparecem bastante em várias dessas frentes pelo pouco que tenho de experiência e vivência.

Design / vídeo: Muita automação é feita em Python (scripts no Photoshop, Blender, After Effects). Algumas ferramentas ainda têm linguagens próprias o que facilita bastante, tá?

Construção civil: Conheço alguns programas como o AUTOCAD.

Gestão / BI: Python e SQL, que são praticamente a base para análise de dados e dashboards, é um ramo bem legal, diferente, tem muitas oportunidades no mercado também.

Elétrica / automação: Em sistemas embarcados, o forte é C e C++, mas o Python também tem espaço por causa da prototipagem e IoT.

Produção musical / sonorização: Muitos plugins de áudio são feitos em C++ se não me falha a memória.

Computação (segurança, redes, nuvem): O Python domina quando falamos de automação, scripts de segurança, cloud e redes, ajuda muito mesmo, conjuntamente com o Ansible (falo por experiência própria porquê trabalho com isso, apesar de gostar mais de JAVA, Python facilita muito mais).

Se você quiser apostar em uma linguagem que te dá portas abertas para várias dessas áreas, eu diria Python. Ele é super versátil, fácil de começar e aparece em quase tudo que você citou e está buscando. Depois, dependendo da área em que decidir mergulhar de vez, dá pra complementar com algo mais específico (tipo C++ no áudio). Dá pra focar nessas áreas técnicas e criativas e ainda assim usar programação!

Espero que eu tenha ajudado! :)