Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
8
respostas

Processo do PMBOK iterativo

Olá professor,

Notei que o processo descrito no guia PMBOK 5a edição é iterativo também, assim como o Scrum. Isto porque os processos de execução chegam ao seu final entregando o Projeto todo ou apenas uma fase dele, depois os de monitoramento e controle avaliam o desempenho, registram mudanças e alterações e isto alimenta os processos de planejamento o que reiniciando todo o ciclo e o que vai gerar um novo Plano de Gerenciamento do Projeto e assim sucessivamente até chegar ao grupo de processo de encerramento do projeto.

Estou certo ??

8 respostas

Oi Marcelo,

Tudo bem?

A partir da terceira edição do PMBOK passamos a trabalhar, quando utilizando técnicas recomendadas pelo PMI, a abordagem iterativa e incremental.

A ideia pode ser melhor entendida quando falamos de uma EAP.

Imagine que você tem que trabalhar numa parte do projeto mas ainda não sabe exatamente como vai ser TODO o projeto. Então você desenvolve uma parte dele, uma entrega.

Planeja aquela entrega, valida o trabalho, depois planeja a próxima entrega.

O plano de projeto vai orientar o projeto desta forma, então não precisa criar um novo plano para cada nova entrega. Você simplesmente vai refinando o plano e o planejamento conforme evolui.

Faz sentido? Ajudei?

Abraços,

FA

Faz sentido sim, Frederico. Mas não me impede de realizar todo o entregável de uma vez ao invés de só pensar em partes e então refinar e recomeçar (iterativo) não é ?

Oi Marcelo,

Neste caso, o processo seria preditivo, não iterativo. Marque está palavra: preditivo. É o oposto no PMBOK ao iterativo incremental.

Abraços,

FA

Oi Fred!

Preditivo... hum.. interessante.... Na sua experiência prática, é bem dificil de um projeto ser preditivo não ?

Raramente o é! A não ser que seja um Sistema Embarcado Crítico não ?

Preditivo é quando a gente conhece bem o tipo de projeto, como acontece muito na construção civil. Em software, geralmente vai ser iterativo e incremental - a não ser que também seja um software que a empresa esteja habituada a desenvolver.

A criticidade do projeto não deve determinar a abordagem, geralmente a abordagem é determinada pela complexidade dele e pelo conhecimento da equipe quanto ao escopo.

Abraços,

FA

É bom saber disso!Vlw pelas informações.

Frederico,

Citando você :

"Imagine que você tem que trabalhar numa parte do projeto mas ainda não sabe exatamente como vai ser TODO o projeto. Então você desenvolve uma parte dele, uma entrega.

Planeja aquela entrega, valida o trabalho, depois planeja a próxima entrega.

O plano de projeto vai orientar o projeto desta forma, então não precisa criar um novo plano para cada nova entrega. Você simplesmente vai refinando o plano e o planejamento conforme evolui."

Isto soa bastante Scrum.... Algo iterativo e incremental ....

Senão, qual a diferença na prática para o Scrum ?

solução!

É bem parecido porque é inspirado na visão ágil de desenvolvimento de software!

Scrum é um framework que você precisa seguir á risca. A diferença aqui é que vemos a iteratividade como boa prática, você aplica como achar melhor.

Abraços,

FA

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software