Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Processo de distribuição

Quando executamos os processos de automatização parar copiar, minificar e etc. Os arquivos na pasta dist, notei que os arquivos que não foram minificados, também são copiados, alem dos que foram minificados.

Isso porque existem alguns processos antes do usemin que copia os arquivos para a pasta (dist).

Minha dúvida é a seguinte:

  • É o correto deixar esses arquivos juntos, mesmo que não vão ser carregados?

Pensei na situação de um ambiente utilizando um servidor Jenkins para automatizar o processo de deploy em um cloud qualquer. Então ao rodar o comando (NPM RUN GULP), seria enviado para um repositorio git, depois utilizando algo como o Travis-CI, ja realizar deploy desse arquivos em alguem clod qualquer.

Ou o processo não seria dessa forma?

4 respostas

Oi André, tudo bem? Boa pergunta. O que geralmente acontece é que, o código em dist, que é o de produção, deve ser gerado justamente durante o deploy pra ser colocado em produção.

No caso de você utilizar um intermediário no processo de deploy, pode deixar a tarefa pra ele. No caso de versionamento, o dist ficaria fora desse repositório isso por que não faz sentido versionar esses arquivos.

Indo pra um cenário mais além, imagine uma app com testes e vários outras libs incorporadas no sistema. Boa parte delas não vai pra produção justamente por não fazerem sentido estarem lá, isso inclui, bibliotecas de teste, os testes em si, você não tem test runner em produção, tem?

Espero ter ajudado, bons estudos!

Não tenho

Foi uma dúvida que me ocorreu, ao terminar este curso.

Então o processo teria que ser feito manual mesmo, no momento em que for colocar os arquivos em um ambiente cloud?

solução!

Nada o impede de criar uma task que exclua os arquivos que não possuem a extensão min dentro de css e js. É mais um passo no seu processo de build.

Blz vou tentar realizar esse processo no projeto do curso.

Obrigado

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software