Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
8
respostas

PROBLEMAS NA INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO

Boa noite galerinha Espero que estejam todos bem

Na instalação não aparecia para mim a opção DEVELOPER DEFAULT (conforme imagem abaixo) ai segui com a instalação do modo FULL conforme descrito no passo a passo Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeIntalei seguindo o passo a passo e na hora de instalar o conector não consegui instalar o conector Connector/NET 8.0.28-x86 ai segui os passos para desinstalar conforme esse LINK

E ai fui realizar o download da versão descrita nesse mesmo link que é a 8.0.35 (mesmo no site ja contendo a versão .37 Instalei e na hora da configuração fiz a etapa descrita abaixo

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadePorem não apareceu a opção de conectar conforme a imagem que costa no passo a passo

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeVi tambem que muitas pessoas estão com dúvida na configuração da tela abaixo

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeDesinstalei tudo novamente e gostaria que alguem me enviasse um passo a passo para eu realizar a instalação para conseguir seguir com o curso! Desde já muito obrigado

8 respostas

Oi Gabriel!

Estou bem, espero que você esteja bem também! 😊

Agradeço por compartilhar o passo a passo que você seguiu e os detalhes dos problemas que encontrou durante o processo.

A instalação de um banco de dados pode ser, realmente, bastante onerosa. Falhas no download, conflitos internos ou diferenças no sistema operacional podem ser motivos de erros no processo de instalação - e geralmente é complexo identificar.

Seguir o passo a passo da monitora Monalisa para desinstalar o MySQL corretamente foi uma ótima decisão, porém, a versão indicada por ela (8.0.35) foi para outro contexto.

No curso de Power BI e nesse passo a passo específico, é indicado baixar a versão 8.0.33, que contém os conectores necessários para a conexão com o Power BI. Provavelmente por isso você encontrou essas divergências nas telas de instalação.

Sugiro que faça o download dessa versão e, se encontrar alguma divergência, me avisa! Assim podemos seguir com calma e levar em consideração as particularidades do seu caso.

Caso você queira seguir com o curso sem a instalação do MySQL por ora, vou deixar aqui a tabela em formato CSV para que você possa seguir com as aulas, tudo bem?

Qualquer coisa, me avisa.

Abraços!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Boa tarde Larissa tentei realizar a instalação do 8.0.33 porem na configuração é informado que o nome MySQL80 já está em uso

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Tentei até inserir outro nome porem não conclui pois para no erro abaixo

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Creio que seja devido ao erro, mas tambem não aparece a versão do conector informado Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Entendi, Gabriel.

  • Apenas para certificar, você fez também o processo completo de desinstalação da segunda tentativa, né?

Vamos analisar as soluções passo a passo para resolvermos esse problema:

1. Verificando se o serviço antigo está realmente parado:

  • Verifique se o serviço "MySQL80" está em execução:

    • Utilize o atalho Win+R para abrir a caixa de diálogo "Executar".
    • Digite services.msc e pressione Enter para abrir o console de serviços do Windows.
    • Na lista de serviços, localize o "MySQL80".
    • Se o status do serviço for "Em execução", clique com o botão direito do mouse em "MySQL80" e selecione "Parar".
  • Verifique se o processo ainda está em execução:

    • Abra o Gerenciador de Tarefas (Ctrl+Shift+Esc).
    • Na guia "Processos", procure por "mysqld.exe".
    • Se o processo estiver em execução, clique com o botão direito do mouse em "mysqld.exe" e selecione "Finalizar processo".

2. Removendo manualmente as configurações remanescentes:

  • Exclua a pasta do MySQL:

    • Navegue até o diretório C:\Program Files\MySQL.
    • Se a pasta "MySQL Server 8.0" existir, exclua-a.
  • Remova as variáveis de ambiente:

    • Edite as variáveis de ambiente do sistema:
      • Pressione Win+R e digite sysdm.cpl.
      • Na guia "Avançado", clique em "Variáveis de ambiente".
      • Na seção "Variáveis do sistema", procure por qualquer variável que comece com "MYSQL".
      • Se encontrar alguma, selecione-a e clique em "Excluir".
  • Limpe o registro do Windows:

    • Utilize o atalho Win+R e digite regedit.
    • Navegue até a chave: HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\MySQL.
    • Se a chave "MySQL" existir, exclua-a.
    • Importante: Tenha cuidado ao editar o registro do Windows. Faça backup do registro antes de realizar qualquer alteração.

3. Reinstalando o MySQL:

  • Execute o instalador:
    • Durante a instalação, desmarque a opção "Iniciar o servidor MySQL automaticamente" para evitar conflitos com o serviço antigo.
    • Quando solicitado, escolha um nome diferente para o serviço, por exemplo, "MySQL81".
  • Finalize a instalação e tente iniciar o serviço MySQL manualmente:
    • Abra o console de serviços do Windows (services.msc).
    • Localize o serviço "MySQL81" e clique com o botão direito do mouse nele.
    • Selecione "Iniciar".

4. Dica

  • Utilize ferramentas de desinstalação dedicadas:

    • Softwares como o IObit Uninstaller ou o Revo Uninstaller podem ajudar a remover completamente as instalações anteriores do MySQL, incluindo arquivos e entradas de registro remanescentes.
  • O conector poderá ser instalado separadamente:

    • É possível instalar o conector desejado após a instalação do MySQL, caso o conector não apareça no Wizard. Entre na página de Downloads de Conectores do MySQL e procure pela versão 8.0.28 em "Product Version", assim como ilustro na imagem abaixo:
    Instalação de conector do MySQL.

Lembre-se de que estou aqui para te auxiliar em todo o processo!

Qualquer coisa, me avise.

Boa tarde Larissa, realizei todos os passos informados por você: desde a parte de desinstalação até verificar se o serviço estava operando. Baixei a versão que me falou (8.0.33.0) e fui realizar a instalação Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeE fui configurando conforme prints abaixo Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeInsira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeInsira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade Coloquei o nome MySQL82 Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeInsira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade Deu erro nessa parte Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade Cliquei novamente em EXECUTE e deu mais um erro Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade E apos isso cancelei e ficou como a imagem abaixo Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade Quando fui verificar no services.msc estava assim Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade E nao permite iniciar Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeO que devo fazer? :(

solução!

Oi, Gabriel! Como vai?

Vamos tentar novamente, agora, instalando cada componente separadamente. Após alguns testes que fiz com minha equipe, percebemos que está sendo mais eficaz utilizar a versão mais recente, a 8.0.37, e adaptar o processo de instalação.

Vamos lá:

1. Verificando se o serviço antigo está realmente parado:

  • Verifique se o serviço "MySQL80", "MySQL81" ou "MySQL82" estão em execução:

    • Utilize o atalho Win+R para abrir a caixa de diálogo "Executar".
    • Digite services.msc e pressione Enter para abrir o console de serviços do Windows.
    • Na lista de serviços, localize os serviços.
    • Se o status do serviço for "Em execução", clique com o botão direito do mouse e selecione "Parar".
  • Verifique se o processo ainda está em execução:

    • Abra o Gerenciador de Tarefas (Ctrl+Shift+Esc).
    • Na guia "Processos", procure por "mysqld.exe".
    • Se o processo estiver em execução, clique com o botão direito do mouse em "mysqld.exe" e selecione "Finalizar processo".

2. Removendo manualmente as configurações remanescentes:

  • Desinstalando os programas:

    • No Painel de controle, vá em Desinstalar programas
    • Procure por MySQL e desinstale tudo.
  • Excluindo as pastas do MySQL:

    • Ative a visualização de itens ocultos no explorador de arquivos.
    • Exclua tudo que tiver a ver com MySQL nas seguintes pastas, se existirem na arquitetura do seu computador:
      • C:\Program Files
      • C:\Program Files (x86)
      • C:\ProgramData
      • C:\Users\Larissa\AppData\Roaming (onde está "Larissa" estará o nome do seu usuário)
    • Após excluir essas pastas, esvazie a lixeira.
  • Remova as variáveis de ambiente:

    • Edite as variáveis de ambiente do sistema:
      • Pressione Win+R e digite sysdm.cpl.
      • Na guia "Avançado", clique em "Variáveis de ambiente".
      • Na seção "Variáveis do sistema", procure por qualquer variável que comece com "MYSQL".
      • Se encontrar alguma, selecione-a e clique em "Excluir".
  • Limpe o registro do Windows:

    • Utilize o atalho Win+R e digite regedit.
    • Navegue até a chave: HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\MySQL.
    • Se a chave "MySQL" existir, exclua-a.
    • Importante: Tenha cuidado ao editar o registro do Windows. Faça backup do registro antes de realizar qualquer alteração.
  • Excluindo pelo prompt de comando

    • Pesquise por cmd na barra de pesquisa do Windows e selecione "Executar como administrador".
    • Execute Net stop MySQL e então Sc delete MySQL

Após todos esses passos, reinicie seu computador.

3. Fazendo as instalações:

  • Baixe a segunda opção do MySQL Installer 8.0.37, você poderá baixar diretamente aqui.

  • No instalador, escolha a opção "Server only":

    captura de tela do instalador mysql está marcada a opção server only

    • Em seguida, prossiga com a instalação utilizando as configurações padrões.
    • Importante: caso o serviço MySQL80 já esteja em uso, ou caso peça alguma senha que você não criou, ainda há resquícios das instalações anteriores. Revise os passos acima.
  • Feito a instalação do servidor. Vamos então instalar a ferramenta MySQLWorkbench, neste caso, prossiga aceitando normalmente as configurações por padrão.

  • Por fim, baixe o conector 8.0.28, você poderá baixar aqui. Escolha a versão Complete.

    captura de tela do instalador do conector está marcada a opção complete

Se todas as instalações funcionarem, basta seguir com as instruções do curso para fazer a conexão com o Power BI.

Entendo que esse é um processo cansativo, Gabriel. Eu mesma já passei por complicações com instalação de banco de dados algumas vezes. Mas, sempre há uma solução.

Qualquer coisa, estou por aqui.

Abraço.

Larissa não sei nem como agradecer! As instalações deram certo e agora vou continuar o curso

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade MUITO OBRIGADO!!!!!

Uhuuuulllll, finalmenteee!

Suamos mas conseguimos, Gabriel! Fiquei muito feliz com sua mensagem :)

Conseguimos graças a você não desistir em ajudar!

MUITO BOM ter pessoas como você no suporte dos cursos!