5
respostas

Problemas do Waterfall

1 - Os desenvolvedores sabem pouco do negócio, pois recebem apenas regras para serem codificadas; 2 - As decisões são tomadas pelos analistas de negócio e sistemas, não permitindo que desenvolvedores e testadores colaborem com o processo de concepção, aprendendo e assumindo responsabilidades e decisões; 3 - Testadores e clientes não contribuem com UX (User eXperience) como navegabilidade e simplicidade, e quando comentam que algo poderia ser diferente recebem respostas como: “Agora não é mais possível mudar, já foi especificado assim”; 4 - Os clientes são os últimos a saber e opinar sobre o produto construído; 5 - Discursos e comportamentos apoiados a argumentos como: “Só fiz o que mandaram”, “Não fiz assim porque não estava escrito”, “Não fui eu”, “faz assim porque foi definido assim”; 6 - Documentações longas e difíceis de serem alteradas; 7 - Comportamentos defensivos e burocracias inseridas no processo para gerar provas contra “outros times” e garantir o “não fui eu”.

5 respostas

Oi pl00591908,

Obrigada por compartilhar sua opinião.

Esse exercício é interessante para avaliarmos os cenários em que estamos inseridos e como podemos lidar melhor com eles.

Bons estudos.

Para mudar isso acho que tem que partir do líder da equipe, mas ele mesmo também é falho e talvez não tenha conhecimento de um deito de tornar o processo todo melhor e mais ágil. neste momento me lembro do curso de liderança 1 onde o professor fala de procurar exercitar a liderança informal tentando influenciar a equipe e também o chefe. Podemos fazer isso dando ideias fundamentadas e com argumentos atraentes para convidar o líder a, pelo menos, testar a dica. Com o tempo podemos ser reconhecidos e passar a ser o líder formal.

Tomamos com verdade que o cliente, sabe o que quer no início do projeto, e como todos os requisitos estão postos, podemos finalizar o projeto e o cliente não querer exatamente aquilo.

Estes são casos que acontece no dia a dia da equipe,

Acho que o scrum master teria que focar um pouco em compartilhar com sua equipe seu conhecimento, ainda mais por que temos que ser auto suficientes certo?

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software