8
respostas

PROBLEMAS COM ÍCONES - INSTRUTORES

**Não sei se tem algum instrutor ou responsável que auxiliem os alunos aqui, estou fazendo o curso e tive problemas com os ícones, não só eu mais 40% dos comentários no fórum também está com o mesmo problema.

Passei por cada comentário e nenhum resolveu nosso problema, até pq ninguém aqui é obrigado a nos ajudar a não ser os responsáveis e instrutores desse curso que até agora não vi nenhuma solução da parte deles em relação a isso pois todo seguiram o mesmo passo do professor e mesmo assim não deu certo.

Difícil pagar todo mês e parar de estudar um assunto, para de praticar tal projeto pq não tem um instrutor pra resolver o problema dos alunos.

Estão querendo se apoiar nos próprios alunos para resolver questões que só vocês podem resolver.

8 respostas

E aí! Rian,

Boa tarde!

Tem certeza que seguiu todos os passos exatamente igual ao professor? Um pequeno deslize no nosso código que passa despercebido pode nos trazer uma grande dor de cabeça. Como você não disponibilizou seu código não sei exatamente qual pode ser o problema, mas aí vai alguns pontos cruciais para a renderização dos ícones:

• Se você baixou os arquivos iniciais desta aula, você deve ter dentro da estrutura de seus arquivos algo como isto: font/icones.ttf, é aí que está o pacote dos ícones.
.
├── assets
│   ├── css
│   │   ├── estilos.css
│   │   └── reset.css
│   ├── font
│   │   └── icones.ttf
│   └── img
│       ├── .
│        .
├── index.html
├── index.js
  • Para importar no arquivo CSS, em url verifique se indicou o caminho para o diretório do arquivo corretamente e declare no início do arquivo:
@font-face {
    font-family: 'icones';
    src: url(../font/icones.ttf);
}
  • Na tag meta, importe o arquivo reset.css antes de qualquer outro arquivo CSS e verifique se seu encoding está no padrão UTF-8:
<!DOCTYPE html>
<html lang="pt-br">
<head>
    <meta charset="UTF-8">
    <meta http-equiv="X-UA-Compatible" content="IE=edge">
    <meta name="viewport" content="width=device-width, initial-scale=1.0">
    <title>HZC | Home</title>
    <link rel="preconnect" href="https://fonts.googleapis.com">
    <link rel="preconnect" href="https://fonts.gstatic.com" crossorigin>
    <link rel="stylesheet" href="https://fonts.googleapis.com/css2?family=Open+Sans:wght@400;600;700&display=swap">
    <link rel="stylesheet" href="assets/css/reset.css">
    <link rel="stylesheet" href="assets/css/estilos.css">
</head>
  • Depois você pode renderizar o ícone da seguinte maneira, selecionando a classe do ícone (lembre-se que o professor está utilizando dois sinais de underline seguindo o padrão BEM, mas o importante é que o nome da classe seja exatamente igual ao definido no seu HTML) e adicione o peseudo elemento before à tag i junto com as propriedade content e font-size:
.cabecalho__menu i::before {
    content: "\e904";
    font-size: 24px;
}

Bom, acho que estes são os pontos fundamentais para renderizar os ícones da aula. Espero ter ajudado, mas se não conseguir disponibilize seu código aqui, é a maneira mais rápida para alguém analisá-lo e encontrar os possíveis erros.

Bons estudos!

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Boa noite, Rian!

No seu código, se você substituir o caractere i pela tag i deve funcionar:

<button class="cabecalho__menu"><i></i></button>
<button class="cabecalho__notificacao"><i></i></button>

Qualquer coisa comente aqui se funcionou ou não...

O meu o código está exatamente igual o do prof. e os de cima, pois copiei e colei para ver se tinha erro de digitação, mas continua sem aparecer os icones.

*//////////////////////////// CSS

@font-face { font-family: 'icones'; src: url(../font/icones.ttf); }

body { background-color: #1D232A; font-family: 'Open Sans','icones' sans-serif; color: #FFFFFF; }

.cabecalho { display: flex; justify-content: space-between; align-items: center; background-color: #15191C; padding: 8px 16px; box-shadow: 0px 4px 4px rgba(0, 0, 0, 0.16); }

.cabecalho__menu i::before { content: "\e904"; font-size: 24px; }

.cabecalho__notificacao i::before { content: "\e906"; font-size: 24px; }

LORHAN, eu tive problemas em aplicar estilizações no projeto, também. O que eu fiz foi mudar o endereço do .css para:

<link rel="stylesheet" href="css/style.css">

sem alterar o código da font-face.

Um erro, que eu também cometi, foi esquecer de fechar a tag i no .html

O meu foi resolvido quando retirei o "ponto" da frente do body no estilos.css

estilos.css foto ilustrativa do ponto no body

Tive baixar um extensão do vs code para abrir arquivo de fonts, é iconfont preview, testa aí.