1
resposta

Problema com tamanho do Canvas

Ao deixar o Canvas no tamanho do exemplo (600 x 400) a bolinha some na parte inferior, depois ela volta. Eu tenho que alterar o tamanho para 600 x 600 pra então ela bater na borda e voltar. E mesmo que eu amente o tamanho (600 x 900 por exemplo) a bolinha continua batendo na "borda invisível" de 600x600. Alguém sabe por que isso aconteceu?

Segue o meu código

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

1 resposta

Olá Santiago, tudo bem?

Peço desculpas pela demora em obter um retorno!

Ao analisar o seu código, durante a aplicação da função if para o eixo “y” ao invés de colocar a expressão width (largura), você deve utilizar a expressão height (altura):

if(yball + raio > height || yball - raio <0) {
yspeedball *=-1;
}

Aproveito para lembrar que ao final de cada linha de código construída no javascript é uma boa prática acrescentar ponto e vírgula, mesmo que no momento atual não faça diferença, pode causar problemas. Outra dica é criar espaçamentos para manter um ambiente mais organizado e facilitar a leitura do código. Além disso, sempre é válido cuidar para ter uma indentação adequada, pois ela auxilia na compreensão de pertencimento entre parâmetros que são colocados uns dentro dos outros, como é o caso da condição if aplicada dentro de uma função.

Uma condição que também devemos observar por convenção é que ao escrever uma variável a primeira palavra vem com todas as letras minúsculas e quando houver mais de uma palavra as demais na sequência devem começar com letra maiúscula.

O código completo da parte que você enviou com as sugestões está abaixo:

//Variáveis Ball
let xBall = 300;
let yBall = 200;
let dBall = 25;
let raio = dBall / 2;

// Variáveis speed
let xSpeedBall = 2;
let ySpeedBall = 2;

//Tela
function setup(){
    createCanvas(600, 600);
}

//Movimento da bolinha - Speed & raio
function draw(){
    background(0);

circle(xBall, yBall, dBall);

xBall += xSpeedBall;
    xBall += ySpeedBall;

if(xBall + raio > width || xBall - raio < 0){
        xSpeedBall *= -1;
    }

if(yBall + raio > height || yBall - raio < 0){
        ySpeedBall *= -1;
    }

}

Espero ter ajudado com seu problema, e se tiver dúvidas estarei à disposição para te ajudar:)

Grande abraço!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!