3
respostas

Problema ao importar (e as consequências disso)

Eu não consigo importar o arquivo cap2.sql, conforme orientação da aula 01-05. Pude verificar que basicamente todos tem a mesma dúvida e mesmo consultando todos os tópicos, ainda assim não consegui resolver o meu problema.

A questão é que a explicação está absurdamente ruim e quando deveria orientar, na verdade só confunde. Simplesmente passaram uma linha de código e não explicaram o que seriam todas aquelas terminologias, qual a função de cada comando, em que situação utilizar, etc. Eu imagino que seja uma aula para quem está INICIANDO com MySQL... E quem inicia, quando se depara com aquela confusão, logo deixa de acompanhar. Ao menos para mim tem acontecido isso.

Eu tive que sair do ambiente da Alura e aprender em outras plataformas, o que para mim é algo extremamente ruim. Pasmem, tem explicação infinitamente superior no Youtube (GRATUITO) de como fazer a importação correta do arquivo... Realmente, o que me impede de desistir de vocês e ir aprender em outras plataformas?!

3 respostas

Oi Paulo, eu peço sinceras desculpas por isso ter ocorrido e vou tentar resolver seu problema da melhor forma que eu puder.

O que eu fiz para continuar o curso:

A primeira coisa que fiz foi criar o banco de dados tendo em vista que já tenho mysql instalado na máquina. Para fazer isso eu entrei no mysql:

mysql -uroot

E criei o banco:

create database controle_compras;

Após isso eu tinha que criar a tabela de compras nessa banco de dados, logo eu tive que colocar o comando para usar esse banco de dados novo que eu criei para que eu pudesse criar a tabela dentro dele:

use controle_compras;

Agora que já estou usando o banco de dados recém criado eu crio a tabela, o código para criar a tabela eu consegui achar na transcrição do primeiro vídeo, e é esse:

create table COMPRAS (
  id int auto_increment primary key,
  valor double,
  data date,
  observacoes varchar(255),
  recebido boolean
);

Agora que tenho a tabela criada eu consigo fazer a importação dos dados do exercício que vc comentou (:

O que acontece é o seguinte, podemos tanto ficar escrevendo comandos sql dentro do console do banco de dados ou podemos escrever em arquivos com extensão .sql, quando escrevemos nos arquivos podemos executar esses .sql e rodar todos os comandos escritos dentro deles no nosso banco.

Para rodar todos os comandos sql do arquivo cap2.sql no nosso banco controle_compras devemos executar o comando:

mysql -uroot controle_compras < cap2.sql

Espero ter conseguido te explicar cada parte. Se vc tiver alguma dúvida ainda pode perguntar aqui (: Ah, acho que seria uma boa ideia também caso vc saiba alguém com dúvidas acerca dessa parte vc pode passar o link dessa resposta pra eles também.

Bom, se não ficar claro ainda eu melhoro essa resposta e conversamos mais, todavia peço desculpas de verdade pelo ocorrido.

Forte abraço!

Olá quando eu importo o arquivo do jeito que você manda, ele aparece um monte de true e false no prompt, e eu levo o cap2.sql pra dentro do diretório c\users\usuario e lá eu coloco o cap2.sql e faço a operação, mas quando eu saiu do prompt e vou dentro do cap2.sql nada está importado dentro dessa tabela, e nada que você escreveu ai faz sentindo na prática, estou sinceramente querendo sair dessa aula, mas de um jeito que os conceitos que você passou, tenha algum sentindo meu amigo.... explica de uma forma mais objetiva e sem rodeios, porque lá tá mais pra informação do que pra instrução...

cara, pelo jeito dos instrutores, aqui não foi nem a pau, eu fiz o seguinte: abri o arquivo com um bloco de notas, lá estão todos insert, copiei todos e colei no terminal, pronto! Melhor do que ficar quebrando a cabeça.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software