Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Preciso suavizar a iluminação num objeto 3d

estou com problemas na hora de suavizar a forma com q a luz interage com o objeto, atualmente ele bruto é assim:

objeto sem configurações previas

e ao redor é possível ver outros objetos ao redor que eu configurei e já estão com a iluminação ajustada, neles eu selecionei o objeto, apertei o botão direito e selecionei "shade smooth", porem quando eu faço o mesmo com esse objeto

objeto com shade smooth aplicado

o resultado fica muito estranho e não fica natural, então minha melhor solução foi adicionar o modifier "subdivision surface" ficando com esse resultado:

agora com o subdivision surface aplicado

o resultado está bem melhor, mas ainda é possível ver algumas llinhas, tem como eu suavizar mais a iluminação fazendo com que fique mais natural?

4 respostas

O shade smooth deveria atender =D

Acredito que o que esta acontecendo é que ele funciona baseado nas normais do objeto.

O shade smooth, identifica a face do objeto, pegar como a luz esta sendo refletida nele e gera a suavização.

O que esta acontecendo provavelmente é:

Seu objeto tem faces em que a luz esta sendo refletida para fora e outras que estão sendo refletidas para dentro, é bem comum isso acontecer durante o processo de modelagem.

tente fazer o seguinte

Vá no modo edit -> selecionde todas as faces - e aperte a tecla de atalho SHIFT + N no teclado e clique em "RECALCULATE OUTSIDE".

Veja se vai funcionar e vai ficar liso da forma correta ^^

Se não funcionar tente compartilhar o seu arquivo aqui para eu dar uma olhada no que pode estar acontecendo =D

um abraço

não funcionou, aqui está o link pra baixar o arquivo: https://drive.google.com/file/d/1gWm7G_zj1NhhXGuMtwOeFdJ7OsDxXLss/view?usp=sharing

solução!

Agora eu consegui entender melhor Mateus =D

Realmente não é aquilo que eu falei, esta tudo certo com as normais.

No seu caso o que esta acontecendo é um excesso de uso de um modificador. Você esta usando o modificador chamado "Chanfro". Esse modificador tende a trabalhar com a malha de uma forma que cria um grupo de faces novas para suavizar as bordas mais drasticas.

Mas a propriedade de WIDTH Percent que você esta aplicando 64% mais ou menos, e isso esta fazendo com que a distancia dessas novas faces criem esse problema, é como se uma face estivesse tentando entrar uma na outra e da problema nessa suavização.

O que você pode fazer é reduzir um pouco este valor para evitar esta sobrecarga.

Olha só a diferença: Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeO de baixo é o seu, com uma porcentagem muito alta, e o de cima é reduzindo um pouco o valor.

Basicamente o que esta acontecendo é que este efeito esta forçando uma face ficar sobreposta a outra, causando este problema. ^^

Eu inclusive removi o Subdivision =D e funciona também.

Muito obrigado, agora faz sentido

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software