Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Precisão e números de ponto flutuante em Javascript

Olá pessoal,

Preciso da experiência dos ninjas cangaceiros do JS aqui no fórum, estou trabalhando em uma aplicação que manipula diversos valores com ponto flutuante e algo que tem me preocupado qual seria a melhor forma de trabalhar com esses valores em JS considerando principalmente a consistência, isso porquê em muitos casos (valores monetários por exemplo) não é admissível problemas com arrendondamentos e afins.

Então gostaria de saber, como vocês lidam com valores de ponto flutuante com eficiência e segurança ? Recomendam alguma biblioteca ou padrão de projeto ?

1 resposta
solução!

Fala aí Daniel, tudo bem? Precisa ver o que você está fazendo (depende de cada projeto), normalmente o JavaScript já vai nos trazer recursos nativo para lidar com números inteiros ou não.

Existe também uma biblioteca bem famosa chamada Math.js:

https://github.com/josdejong/mathjs/

Mas, normalmente o próprio JavaScript nativo é o suficiente.

O único problema é que se você trabalhar com números inteiros maiores que 2^53 em JavaScript vai começar perder um pouco a precisão, isso porque ele reserva 11 bits para armazenar os valores decimais e 53 para os inteiros.

Ai para resolver esse problema é um pouco mais complicado ou você pode usar o novo BigInt do JavaScript (porém pode ser que alguns navegadores ainda não suporte muito bem).

Espero ter ajudado.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software