1
resposta

Prativanco minha narrativa de Storytelling

Vou deixar aqui meu exercício de Storytelling.

Laura é uma escritora de renome. Escritora, palestrante e ajuda milhares de pessoas por ano em suas convenções. Mas, nem sempre foi assim. Laura foi uma criança hiperativa, tinha problemas de concentração na escola. Todos os professores falavam que ela "vivia no mundo da lua". Ela até se esforçava para se destacar. Mas o destaque que ela ganhava era sempre o da zombaria dos amigos. Quando ela fazia uma pergunta "besta" na sala de aula. Quando, mais velha, foi em busca do primeiro trabalho. Ela não queria ficar por baixo, então, decidiu ilustrar seu currículo com muitas informações de cursos, idiomas e tudo mais que um belo currículo deveria ter. Quando foi chamada a uma entrevista, com um modelo entrevista coletiva. Ela se sentiu apreensiva, pois quase tudo lá era mentira. Claro que o recrutador ficou espantado com a quantidade de conhecimento colocados no currículo e a questionou, perguntando coisas sobre suas capacidades contida no documento. Laura ficou vermelha ao ser pega na mentira e saiu da sala envergonhada, se sentindo totalmente frustrada. Demorou para que Laura conseguisse um trabalho. Mas conseguiu, arrumou um trabalho de Call Center em uma empresa de cobrança. Laura era uma pessoa muito simpática, muito atenciosa, mas muito desatenta, quando menos percebia estava batendo papo com os clientes ao invés de cobrar as dívidas deles. Seu tempo de atendimento era altíssimo, mas suas metas eram baixas. Ela não sabia de seus talentos, então ela se frustrou demais nessa jornada da vida. Tentou vários trabalhos, começou diversas faculdades que largou. Ela sentia que não se enquadrava em lugar nenhum. Então, em um curso que estava fazendo pela internet. O seu professor sugeriu alguns livros de autoconhecimento. Falou para ela que poderia ser interessante. Ela, que já não tinha nada a perder, deu uma chance aos livros e por incrível que pareça, ela gostou. Ela começou a devorar, um livro atrás do outro. E foi compartilhando o que aprendia com os amigos a sua volta. Seus amigos se mostraram muito interessados. Ela mostrava para eles os exercícios que fazia do livro. Pedia para eles fazerem também. Laura sempre era elogiada pelos amigos, que agradeciam a ela por ajudar eles a se encontrarem. No começo ela não entendia como ela conseguia ajudar os seus amigos a encontrar os seus caminhos. Mas não conseguia encontrar o seu próprio. Foi então que ela percebeu que seu caminho poderia ser ajudar os outros a encontrar o caminho deles. Com sua vasta experiência de se perder, passar vergonha, e ter errado muito, ela poderia ajudar os outros a evitar tudo isso. Ajudava a reconhecer seus talentos e focar neles. Então ela se dedicou a isso e cada vez mais, pessoas a procuravam para que ela pudesse ajudar. E foi assim que Laura hoje tem vários livros publicados, é palestrante e ajuda milhares de pessoas ao redor do mundo a encontrarem seus talentos.

Usei a Jornada do Idiota. Comecei falando das dificuldades Do início dificil. Fui autentica com os erros da protagonista. Deixei implícito que as pessoas têm talento onde não imaginam (não sei se deu pra perceber) E falei do sucesso que a protagonista alcançou quando percebeu seu talento, mas que nem sempre foi assim.

Podem me falar se é mais ou menos esse o caminho?

1 resposta

Olá, Soraya! Tudo bem?

Parabéns pelo seu exercício de Storytelling! Sua narrativa está muito interessante e você utilizou bem os elementos.

Você começou falando das dificuldades enfrentadas pela protagonista, mostrando o início difícil e os erros cometidos. Isso cria empatia com o público, pois muitas pessoas também passam por dificuldades e se identificam com histórias de superação.

Além disso, deixou implícito que as pessoas têm talentos onde não imaginam, o que é uma mensagem poderosa. Mostrar que todos têm potencial e que é possível encontrar o caminho certo é muito inspirador.

Por fim, falou do sucesso que a protagonista alcançou quando percebeu seu talento, mas ressaltou que nem sempre foi assim. Essa mensagem de que o sucesso é resultado de esforço e superação é muito importante.

No geral, acredito que você seguiu um bom caminho na sua narrativa. Você pode continuar praticando e explorando outros elementos que foram apresentados no módulo, como obstáculos quase intransponíveis, corrida contra o tempo, entre outros. Isso vai enriquecer ainda mais a sua história e prender a atenção da audiência.

Agradecemos por compartilhar sua resposta conosco.

Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software