Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Pq o quantificador 4,14 está entre as duas classes [a-z.] e [a-z\d]?

Não deveria estar no fim da primeira parte do e-mail(até o @)?

3 respostas

Oi Rodrigo, desculpa, mas não entendi sua pergunta. Tenta sempre deixar tudo bem claro aqui pra que não seja preciso o pessoal ver a aula pra entender sua pergunta, tá bem?

Ta bem, Wanderson! Na pressa não ficou muito claro mesmo. Bom, vamos lá... O Desafio #1 propõe criar a regex que verifica o email dos usuários da Caelum (@caelum.com.br) e Alura (@alura.com.br) e extrai o nome do usuário. Para isso devem ser seguidas algumas regras: "O email deve ter um @ e terminar com caelum.com.br ou alura.com.br. O nome do usuário (tudo antes do @) tem apenas letras minúsculas, pode ter um número no final e tem de 5 a 15 caracteres." Uma possível solução sugerida foi:

([a-z.]{4,14}[a-z\d])@(?:caelum.com.br|alura.com.br)

Não tinha entendido o pq de o quantificador ({4,14}) ficou após a primeira classe ([a-z.]) e não após toda a expressão antes do arroba. Mas me toquei que é pelo fato de o e-mail poder ter um número no final, o que deixaria possível apenas 14 caracteres anteriores a esse número. Correto?

Valeu!

solução!

Isso mesmo Rodrigo. Tentando me explicar melhor, você mesmo entendeu o problema. Sensacional.

Lembrando que, o 4,14 limita a primeira parte, ou seja, você pode ter de 4 a 14 caracteres antes de mais um caractere ou número que venha depois, por isso fecha o total em 5 ou 15. O restante você já entendeu.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software