1
resposta

POWER BI - ERRO WEB

Bom dia. Percebi 3 erros no decorrer do processo, são eles:

  • Não consegui acesso ao banco de dados pelo link de web, tive que baixar na máquina. Acredito que seja por permissão de usuário e não administrador de rede.(curso realizado em âmbito interno)

  • Algumas ferramentas não estavam nos mesmos locais que se apresentavam no curso, exemplo: "plano de fundo ou segundo plano", dentre outros. Acredito que seja por atualização ou mudança de versão;

  • No final do curso, não aparece a opção de publicação na WEB. Não consegui efetuar essa tarefa. Acredito que também haja relação com autorização de acesso.

Agradeço desde já o apoio nessas questões.

Obrigado. Curso maravilhoso.

1 resposta

Oi, Washington, tudo bom?

Desculpe a demora em te responder!

Agradeço por compartilhar suas dúvidas sobre o curso de Power BI Desktop. Vou tentar ajudá-lo com cada uma delas:

Sobre o acesso ao banco de dados pelo link de web, de fato, é possível que você esteja enfrentando um problema de permissões de usuário ou administrador de rede. É comum que, em ambientes internos, algumas restrições sejam aplicadas para acessar recursos externos. Nesse caso, baixar o banco de dados na máquina pode ser uma solução alternativa.

Quanto às ferramentas que não estão nos mesmos locais do curso, como o "plano de fundo ou segundo plano", isso ocorre devido a atualizações ou mudanças de versão do Power BI Desktop. Normalmente as interfaces e funcionalidades são atualizadas ao longo do tempo. Especificamente no caso do plano de fundo ou segundo plano, é interessante acrescentar a imagem de fundo na opção tela de fundo. Que fica localizada em "Formato da página" na aba de "Visualizações".

Captura de tela da opção Tela de fundo no Power BI Desktop

Para publicar um dashboard é preciso ter acesso de administrados e você pode obter esse acesso seguindo os passos abaixo:

  • Com a sua conta logada no Power BI online, clique no ícone de engrenagem, no canto superior direito. O menu de Configurações será aberto e você deve escolher a opção Portal de administração que fica dentro do submenu Governanças e insights

    Captura de tela da opção de Configuração, especificamente Portal de administração

  • No Portal de administração, entre na área de Configurações de locatário:

    Captura de tela das áreas do Portal de administração, com destaque para a área de Configurações de locatário

  • Procure pela seção de Configurações de compartilhamento e de exportação, e pela opção Publicar na Web:

    Captura de tela da seção de Configurações de compartilhamento e de exportação, com destaque para a opção de Publicar na Web.

  • Verifique se a opção está Desabilitada e clique para Habilitar. Lembre-se de se certificar que a opção "Permitir códigos novos e existentes esteja habilitada, pois é essa opção que permite publicar o relatório na web com permissões de administrador. Abaixo ela está como Permitir apenas códigos existentes:

    Captura de tela mostrando como habilitar a seção de Publicar na Web

    Captura de tela mostrando como habilitar a seção de Publicar na Web

  • Por fim, basta descer um pouco mais e clicar em Aplicar para que as alterações sejam aplicadas. Então basta aguardar alguns segundos para que a opção "Inserir Relatório" e "Publicar na web (público)" estejam disponíveis. Caso seja necessário recarregue a página para garantir que as alterações foram aplicadas.

Espero que você consiga publicar o projeto seguindo os passos acima.

Abraços!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software