Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Possível solução.

Contextualizando: Estou fazendo o curso de HTTP e tive alguns problemas para conectar com o servidor quando pediram para usar o 'telnet localhost 8000'.

Vi que uma parte do pessoal está tendo problemas com a conexão com o servidor local, usando o telnet. Vou deixar algumas informações que podem ser óbvias, mas talvez ajudem:

-Para conseguir se conectar usando o comando 'telnet localhost 8000' a porta tem que estar 'aberta' (pelo que eu entendi). No caso do projeto que eu estou estudando (api-alurabooks), você tem que ir na parte de backend (diretorio api-alurabooks) no cmd, e usar o comando:

npm run start-auth

Assim o servidor na porta 8000 será iniciado. Provavelmente no seu CMD você terá a seguinte mensagem:

> json-server-api@1.0.0 start-auth
> node server.js

API disponível em http://localhost:8000

Tendo feito isso, abra outro CMD e use o comando:

telnet localhost 8000

Feito isso, seu CMD ficará limpo e terá o título Telnet localhost: imagem do cmd limpo, tendo titulo 'telnet localhost'Se você tentar digitar qualquer coisa que ele não reconheça, aparecerá o Erro 'HTTP/1.1 400 bad request' e a conexão será perdida. erro-bad-requestCaso isso aconteça, digite novamente 'telnet localhost 8000' para recomeçar a configuração. Aqui entra um fator importante: você precisa saber o que escrever, se tentar só enviar uma mensagem simples como 'ola, mundo' não vai funcionar, pois não tem o padrão de comando que o telnet reconhece. Tendo entrado na tela do telnet, mesmo que você digite os textos correto, ele não mostrará na tela o que você está digitando, por isso é recomendado usar um editor de texto para escrever a sua requisição. Eu usei a seguinte:

GET / HTTP/1.1
Host: localhost

IMPORTANTE RESSALTAR: Para colar o texto no telnet, você não vai usar Ctrl+V, e no meu caso Shift+Insert também não funcionou. Para colar o texto, leve o mouse até o titulo da janela (telnet localhost) clique com o botão direito, vá em Editar -> Colar. colagem-telnetVai parecer que nada aconteceu, mas é porque o telnet não dá feedback visual quando você digita, como mensionei anteriormente. Após colar, pressione duas vezes o enter. Então essa mensagem deve aparecer:

HTTP/1.1 200 OK
X-Powered-By: Express
Vary: Origin, Accept-Encoding
Access-Control-Allow-Credentials: true
Accept-Ranges: bytes
Cache-Control: public, max-age=0
Last-Modified: Tue, 13 May 2025 15:36:56 GMT
ETag: W/"809-196ca4ab99f"
Content-Type: text/html; charset=UTF-8
Content-Length: 2057
Date: Wed, 14 May 2025 11:00:30 GMT
Connection: keep-alive
Keep-Alive: timeout=5

Tem mais coisas embaixo dessa mensagem, mas não cabe aqui. É importante não digitar mais nada nesse CMD depois dessa mensagem aparecer. Se digitar qualquer coisa, a conexão pode ser finalizada. E é isso, aqui deu certo, pelo menos. Espero ter ajudado.

1 resposta
solução!

Oii, Cristiano!

Que baita contribuição você trouxe por aqui.

Além de descrever com clareza, você teve um cuidado enorme em detalhar cada passo, antecipando dúvidas e até os comportamentos esquisitos do telnet que podem confundir quem tá tentando pela primeira vez. Isso com certeza vai ajudar muita gente que está no mesmo ponto do curso.

Destaque especial pro seu aviso sobre como colar texto dentro do telnet e sobre não digitar qualquer coisa depois da resposta — são detalhes que, se a gente não souber, realmente travam o processo.

Esse tipo de compartilhamento mostra o quanto a comunidade se fortalece quando um estudante ajuda o outro com base na própria experiência. Obrigada por dedicar esse tempo e organizar tudo com tanto capricho!

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!