Oi pessoal,
Não estou conseguindo entender porque que o "mapa[nova_posicao[0]]" esta aparecendo como nulo, como assim ele é nulo? Nós já não definimos o valor da "nova_posicao[0]" retornando o heroi na "calcula_nova_posicao heroi, direcao"?
O meu código está assim:
require_relative 'ui'
def le_mapa(numero)
arquivo = "mapa#{numero}.txt"
texto = File.read arquivo
mapa = texto.split "\n"
end
def encontra_jogador(mapa)
caractere_do_heroi = "H"
mapa.each_with_index do |linha_atual, numero_da_linha|
coluna_do_heroi = linha_atual.index caractere_do_heroi
if coluna_do_heroi
return [numero_da_linha, coluna_do_heroi]
end
end
# nao achei
end
def calcula_nova_posicao (heroi, direcao)
heroi = heroi.dup
movimentos = {
"W" => [-1, 0],
"S" => [+1, 0],
"A" => [0, -1],
"D" => [0, +1]
}
movimento = movimentos[direcao]
heroi[0] += movimento[0]
heroi[1] += movimento[1]
heroi
end
def posicao_valida? (mapa, nova_posicao)
estourou_linhas = nova_posicao[0] < 0 || nova_posicao[0] >= mapa.size
estourou_colunas = nova_posicao[1] < 0 || nova_posicao[1] >= mapa[0].size
if estourou_linhas || estourou_colunas
return false
end
tem_muro = mapa[nova_posicao[0]][nova_posicao[1]] == "X"
tem_fantasma = mapa[nova_posicao[0]][nova_posicao[1]] == "F"
if tem_muro || tem_fantasma
return false
end
true
end
def move_fantasmas(mapa)
caractere_do_fantasma = "F"
mapa.each_with_index do |linha_atual, linha|
linha_atual.chars.each_with_index do |caractere_atual, coluna|
eh_fantasma = caractere_atual == caractere_do_fantasma
if eh_fantasma
move_fantasma mapa, linha, coluna
end
end
end
end
def posicoes_validas_a_partir_de (mapa, nova_posicao)
posicoes = []
baixo = [nova_posicao[0] + 1, nova_posicao[1]]
if posicao_valida? mapa, baixo
posicoes << baixo
end
direita = [nova_posicao[0], nova_posicao[1] + 1]
if posicao_valida? mapa, direita
posicoes << direita
end
cima = [nova_posicao[0] - 1, nova_posicao[1]]
if posicao_valida? mapa, cima
posicoes << cima
end
esquerda = [nova_posicao[0], nova_posicao[1] - 1]
if posicao_valida? mapa, esquerda
posicoes << esquerda
end
posicoes
end
def move_fantasma (mapa, linha, coluna)
posicoes = posicoes_validas_a_partir_de mapa, [linha, coluna]
if posicoes.empty?
return
end
nova_posicao = posicoes[0]
if posicao_valida? mapa, nova_posicao
mapa[linha][coluna] = " "
mapa[nova_posicao[0]][nova_posicao[1]] = "F"
end
end
def joga(nome)
mapa = le_mapa 2
while true
desenha mapa
direcao = pede_movimento
heroi = encontra_jogador mapa
nova_posicao = calcula_nova_posicao heroi, direcao
if !posicao_valida? mapa, nova_posicao
next
end
mapa[heroi[0]][heroi[1]] = " "
mapa[nova_posicao[0]][nova_posicao[1]] = "H"
move_fantasmas mapa
end
end
def inicia_fogefoge
nome = da_boas_vindas
joga nome
end
Quando eu rodo ele no terminal e entro com alguma das letras ("W", "A", "S", "D") para mover o herói funciona perfeitamente, porém, se eu inverter a ordem da checagem das posições validas, ou seja, se eu checar primeiro se tem fantasma e se tem muro e depois checar se estourou linha ou estourou coluna da erro.
A diferença no código seria essa:
def posicao_valida? (mapa, nova_posicao)
tem_muro = mapa[nova_posicao[0]][nova_posicao[1]] == "X"
tem_fantasma = mapa[nova_posicao[0]][nova_posicao[1]] == "F"
if tem_muro || tem_fantasma
return false
end
estourou_linhas = nova_posicao[0] < 0 || nova_posicao[0] >= mapa.size
estourou_colunas = nova_posicao[1] < 0 || nova_posicao[1] >= mapa[0].size
if estourou_linhas || estourou_colunas
return false
end
true
end
Se eu rodar o código dessa maneira aparece o seguinte erro:
rb:37:in posicao_valida?': undefined method
[]' for nil:NilClass (NoMethodError)
Não consigo entender porque! Porque eu tenho que necessariamente checar primeiro se estourou linha ou coluna antes de checar se tem fantasma ou muro?
Desde já agradeço!!