Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
9
respostas

Posição do resistor

Apesar de ter lido as outras dúvidas iguais a essa, não entendi o porquê do resistor ter sido posicionado ao longo da conexão terra, ao invés de ser colocada na conexão de 5V, antes de chegar ao LED. Alguém poderia me explicar?

9 respostas

Oi André tudo bem?

O resistor foi ligado ao terra para poder fechar o circuito. É o terra que liga no resistor que liga no negativo do led, o positivo do led que liga no 5V.

Se ele tivesse ligado no positivo do led teria que ligar o negativo do led no terra com um fio.

Na prática nesse circuito tanto faz se o resistor está na perna positiva ou na perna negativa do led porque o resistor não tem polaridade e o importante é o resistor provocar uma queda de tensão de 2V mais ou menos para o led estar com 3V mais ou menos. E também o importante é fechar o circuito de alguma forma para a corrente poder circular.

Espero ter ajudado!!!

A parte de fechar o circuito tudo bem, o que não ficou esclarecido para mim é, como colocar o resistor antes do led ou depois dá o mesmo resultado?

É igual aprendemos em física no colegial. É uma associação de resistores em série, e o led se comporta causando uma resistência elétrica, então para fins de cálculo de queda de tensão pode considerar ele como um resistor também.

Dá uma olhadinha na teoria (obs: no artigo diferença de potencial é tensão elétrica , vulgo voltagem) https://www.sofisica.com.br/conteudos/Eletromagnetismo/Eletrodinamica/associacaoderesistores.php

Sim, a parte teórica é compreensível, porém queria saber tipo na prática, como a corrente elétrica "sabe" que existe outro resistor para diminuir a tensão?

solução!

Pergunta difícil. Mas eu acho que tenho condições de te explicar, nem que a gente fique aqui a semana toda rsrsrs.

Vamos tentar parafrasear a aula e depois chegar em uma conclusão prática.

Sem o resistor a corrente elétrica é de 40mA . E a tensão de 5V.

O led suporta 2V. Então temos que por um resistor que faça a tensão cair para 3V.

Repare que em um circuito cujos componentes estão em série o valor da corrente é a mesma. E a soma das tensões elétricas em cima dos terminais dos componentes é igual a da fonte de alimentação.

Então o que eu preciso fazer é diminuir a corrente elétrica. Sabendo que a corrente que o led necessita é 15mA aplico a lei de ohm V=R.i para saber a resistência do resistor.

V=R.i

3=R.15m

3=R.15.10^-3

R=200 ohm

Então precisamos colocar um resistor desse valor para baixar a corrente elétrica.

A corrente elétrica não é como se fosse uma cobrinha que sai andando no circuito e tomando decisões cada vez que vê um componente eletrônico. Mas sim um movimento de átomos criado pela diferença de potencial elétrico em um circuito condutor fechado.

Ou seja a fonte de alimentação está com 5V entre o positivo e o negativo. Se ligarmos um fio entre o positivo e o negativo vamos ter uma corrente alta porque a resistência do fio e a resistência interna da fonte são muito baixas e todo mundo despreza ela nas contas.

Sem ligar nenhum fio temos a resistência do ar que é muito alta, só tensões altas como raio conseguem quebrar essa resistência. Então a corrente aqui é 0.

Mas quando ligamos um resistor e um led no circuito temos resistências consideráveis. O potencial elétrico (tensão elétrica vulgo voltagem) do polo positivo começa a gerar lacunas na eletrosfera de todo o circuito (parte condutora) e o potencial elétrico do polo negativo começa a transferir os elétrons por essa lacuna. Tudo isso acontece numa velocidade próxima a 1cm/s por cada elétron.

Então quando o circuito é fechado a diferença de potencial já sabe todas a resistências do circuito naquele instante, então tanto faz se o resistor está no polo negativo ou no polo positivo. A diferença de potencial é quem gera a corrente no valor certo para o circuito. Porque a corrente elétrica é o quanto de elétrons está passando do polo negativo para o polo positivo. E o quanto de elétrons está passando depende de quão forte é a diferença de potencial e de quanto menos barreira de resistência elétrica tiver.

Entendi parcialmente, fica até difícil de formular as perguntas, mas ainda não compreendi como a ddp sabe do circuito, o resistor gera alguma perturbação no campo elétrico ou eletromagnético do fio para que haja esse conhecimento? A lacuna a que você se refere diz respeito a diferença de potencial entre os extremos do fio, né?!

O resistor fecha o circuito por isso as cargas começam a se atrair. Igual acontece com o raio, o acumulo de cargas no polo positivo e no polo negativo faz com que uma corrente elétrica é gerada. A ddp faz parte do campo elétrico. A lacuna da eletrosfera é um espaço vazio de elétron no átomo.

Ok, obrigado pela paciência e pelas respostas!

Disponha e bons estudos!!!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software