Apesar de ter lido as outras dúvidas iguais a essa, não entendi o porquê do resistor ter sido posicionado ao longo da conexão terra, ao invés de ser colocada na conexão de 5V, antes de chegar ao LED. Alguém poderia me explicar?
Apesar de ter lido as outras dúvidas iguais a essa, não entendi o porquê do resistor ter sido posicionado ao longo da conexão terra, ao invés de ser colocada na conexão de 5V, antes de chegar ao LED. Alguém poderia me explicar?
Oi André tudo bem?
O resistor foi ligado ao terra para poder fechar o circuito. É o terra que liga no resistor que liga no negativo do led, o positivo do led que liga no 5V.
Se ele tivesse ligado no positivo do led teria que ligar o negativo do led no terra com um fio.
Na prática nesse circuito tanto faz se o resistor está na perna positiva ou na perna negativa do led porque o resistor não tem polaridade e o importante é o resistor provocar uma queda de tensão de 2V mais ou menos para o led estar com 3V mais ou menos. E também o importante é fechar o circuito de alguma forma para a corrente poder circular.
Espero ter ajudado!!!
A parte de fechar o circuito tudo bem, o que não ficou esclarecido para mim é, como colocar o resistor antes do led ou depois dá o mesmo resultado?
É igual aprendemos em física no colegial. É uma associação de resistores em série, e o led se comporta causando uma resistência elétrica, então para fins de cálculo de queda de tensão pode considerar ele como um resistor também.
Dá uma olhadinha na teoria (obs: no artigo diferença de potencial é tensão elétrica , vulgo voltagem) https://www.sofisica.com.br/conteudos/Eletromagnetismo/Eletrodinamica/associacaoderesistores.php
Sim, a parte teórica é compreensível, porém queria saber tipo na prática, como a corrente elétrica "sabe" que existe outro resistor para diminuir a tensão?
Pergunta difícil. Mas eu acho que tenho condições de te explicar, nem que a gente fique aqui a semana toda rsrsrs.
Vamos tentar parafrasear a aula e depois chegar em uma conclusão prática.
Sem o resistor a corrente elétrica é de 40mA . E a tensão de 5V.
O led suporta 2V. Então temos que por um resistor que faça a tensão cair para 3V.
Repare que em um circuito cujos componentes estão em série o valor da corrente é a mesma. E a soma das tensões elétricas em cima dos terminais dos componentes é igual a da fonte de alimentação.
Então o que eu preciso fazer é diminuir a corrente elétrica. Sabendo que a corrente que o led necessita é 15mA aplico a lei de ohm V=R.i para saber a resistência do resistor.
V=R.i
3=R.15m
3=R.15.10^-3
R=200 ohm
Então precisamos colocar um resistor desse valor para baixar a corrente elétrica.
A corrente elétrica não é como se fosse uma cobrinha que sai andando no circuito e tomando decisões cada vez que vê um componente eletrônico. Mas sim um movimento de átomos criado pela diferença de potencial elétrico em um circuito condutor fechado.
Ou seja a fonte de alimentação está com 5V entre o positivo e o negativo. Se ligarmos um fio entre o positivo e o negativo vamos ter uma corrente alta porque a resistência do fio e a resistência interna da fonte são muito baixas e todo mundo despreza ela nas contas.
Sem ligar nenhum fio temos a resistência do ar que é muito alta, só tensões altas como raio conseguem quebrar essa resistência. Então a corrente aqui é 0.
Mas quando ligamos um resistor e um led no circuito temos resistências consideráveis. O potencial elétrico (tensão elétrica vulgo voltagem) do polo positivo começa a gerar lacunas na eletrosfera de todo o circuito (parte condutora) e o potencial elétrico do polo negativo começa a transferir os elétrons por essa lacuna. Tudo isso acontece numa velocidade próxima a 1cm/s por cada elétron.
Então quando o circuito é fechado a diferença de potencial já sabe todas a resistências do circuito naquele instante, então tanto faz se o resistor está no polo negativo ou no polo positivo. A diferença de potencial é quem gera a corrente no valor certo para o circuito. Porque a corrente elétrica é o quanto de elétrons está passando do polo negativo para o polo positivo. E o quanto de elétrons está passando depende de quão forte é a diferença de potencial e de quanto menos barreira de resistência elétrica tiver.
Entendi parcialmente, fica até difícil de formular as perguntas, mas ainda não compreendi como a ddp sabe do circuito, o resistor gera alguma perturbação no campo elétrico ou eletromagnético do fio para que haja esse conhecimento? A lacuna a que você se refere diz respeito a diferença de potencial entre os extremos do fio, né?!
O resistor fecha o circuito por isso as cargas começam a se atrair. Igual acontece com o raio, o acumulo de cargas no polo positivo e no polo negativo faz com que uma corrente elétrica é gerada. A ddp faz parte do campo elétrico. A lacuna da eletrosfera é um espaço vazio de elétron no átomo.
Ok, obrigado pela paciência e pelas respostas!
Disponha e bons estudos!!!