Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Porque se troco o alert por document.write apaga o que escrevo em HTML

Então, nas atividades estou tendo a seguinte duvida. Alterei o seguinte código em uma das aulas:

<meta charset="utf-8">

<input/>
<button>Compare com o meu segredo</button>

<script>
    function verifica() {
    if(input.value == segredo){
        document.write("Você acertou");
    }else{
        document.write("Você errou!");
    }}
    var segredo = 5;
    var input = document.querySelector("input");
    var button = document.querySelector("button");
    button.onclick = verifica;

</script>

A única coisa que alterei foi trocar o alert("Você acertou") e alert("Você errou!") por um document.write("Você acertou") e document.write("Você errou!")

Ao testar o código verifico que o botão e a entrada somem quando clico no botão. Isso deveria ocorrer? O que faz o botão e a entrada serem apagadas e trocadas pelo "Você errou" ou "Você acertou" escrito? Pensei que ia aparecer ao lado ou abaixo, e me surpreendi quando não aconteceu.

1 resposta
solução!

Olá, Nicolas, isso ocorre porque no final do código nós pedimos para o sistema executar a função verifica após o clique no botão (button.onclick) e, como as linhas de comando responsáveis por exibir o campo de texto e o botão estão fora do bloco dessa função, ele só executa "document.write".

Chamar essa função equivale a dizer para o sistema: "quando eu clicar no botão, escreva (write) a frase 'Você acertou/errou!' na página".

É bom lembrarmos que o objeto document refere-se à página web propriamente dita. Por isso, tudo o que vier depois do ponto quando utilizamos este comando, será executado na página.

Já o alert é responsável apenas por exibir uma caixa de diálogo, ou seja, é independente do conteúdo da página em si. São duas coisas distintas.

Assim, quando utilizamos o "alert" o conteúdo da página é mantido (campo e botão) enquanto a mensagem aparece na caixa de diálogo, independentemente da página.

Para que a mensagem seja exibida mantendo o campo e o botão na página, o código deve ser ajustado assim:

<meta charset="utf-8">

<input/>
<button>Compare com o meu segredo</button>

<script>
    function verifica() {

document.write("<input/>" + "<button>Compare com o meu segredo</button>"); 

if(input.value == segredo){
                document.write("Você acertou");
            }else{
                document.write("Você errou!");
             }
            }

var segredo = 5;

var input = document.querySelector("input");

var button = document.querySelector("button");

button.onclick = verifica;

</script>

Ou seja, as linhas de comando referentes à exibição do campo e do botão (que estão no mundo html) devem fazer parte da instrução contida no bloco da função "verifica" (mundo JavaScript). Assim, campo e botão permanecem na página mesmo após o clique no botão.

Espero ter contribuído para esclarecer sua dúvida. Bons estudos!