Fala, Marcos! Espero que esteja bem!
Bóra lá!!!
Vamos fazer alguns testes:
Primeiro vamos comentar a movimentação Y da bolinha para deixarmos somente a movimentação horizontal
function movimentaBolinha(){
xBolinha += velocidadeXBolinha;
// yBolinha += velocidadeYBolinha;
}
Vemos que na função que citou a variável xBolinha está sendo subtraído pelo valor do raio e quem é esse raio? O raio guarda a divisão entre o diâmetro (13 ou outro valor que colocou) por 2, mas vou considerar 13
Dessa forma, vamos ao que ocorre
No momento em que xBolinha e xRaquete se encontram, ambos terão o mesmo valor, logo, se subtrairmos o raio de xBolinha terá o valor menor que XRaquete. Isso acontecendo inverterá a direção.
Se somarmos o raio, a colisão nunca acontecerá, assim, a bolinha seguirá sempre em frente, pois, xBolinha (10) + raio (6.5) = 16.5 (por exemplo) nunca será menor que xRaquete (10, por exemplo). Essa bolinha nunca receberá o retorno
Fez sentido, Marcos!
Espero ter ajudado
Um abraço e bons estudos