Solucionado (ver solução)
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porque é necessário o parâmetro 'evento' no shiftKey? pois pra mim faz mais sentido ser a variável 'pincel'.

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>
    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');

    pincel.fillStyle = 'grey';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

    function desenhaCirculo(evento) {

        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
        console.log(x + ',' + y);


        if(evento.shiftKey){
            pincel.fillStyle = 'blue';
            pincel.beginPath();
            pincel.arc(x, y, 30, 0, 2 * 3.14);
            pincel.fill();
        }else{
            pincel.fillStyle = 'blue';
            pincel.beginPath();
            pincel.arc(x, y, 10, 0, 2 * 3.14);
            pincel.fill();
        }
    }

    tela.onclick = desenhaCirculo;
</script>
1 resposta
solução!

Olá, Matheus.

Quem chama a função desenhaCirculo? Não a chamamos diretamente, no estilo desenhaCirculo(), não é mesmo?

É o próprio navegador que chama essa função! E quando chama essa função, o navegador passa pra gente um evento.

E isso só acontece porque fizemos a linha:

    tela.onclick = desenhaCirculo;

Isso associa um clique na tela, que é o Canvas, à execução da função desenhaCirculo.

Dentro desse evento que é passado pelo navegador, há vários informações sobre o que aconteceu durante o clique.

Por exemplo, qual é a posição do mouse, qual o botão do mouse foi clicado, se a tecla SHIFT foi apertado, etc...

Já a variável pincel é o contexto 2D, que usamos para pintar no Canvas. Porém, não há nada sobre o que aconteceu durante o clique do usuário!