Olá Gabriel, como vai?
Esse link que você compartilhou não localiza seu projeto, provavelmente faltou habilitar o compartilhamento.
Para habilitar o compartilhamento do seu projeto é só ir na barra superior do Scratch em Compartilhar e preencher os dados do seu projeto.
Depois disso é só clicar em Copiar o link e colar aqui na resposta do fórum que aí a gente consegue ver seu projeto e te ajudar melhor, beleza?
Após a verificação do email vai habilitar o botão de compartilhar o seu projeto.
=)
No meu caso a bolinha meio que bugava um pouco quando atingia a raquete.O que eu fiz foi meio que deixar a bolinha mais redonda e isso não aconteceu mais . Não sei se eese é o seu caso pq não consigo entrar no seu link.Mas deixando a bolinha mais redonda parece que funcionou para este caso .
Era o mesmo problema que o meu . O que eu fiz foi deichar a bolinha um pouco mais achatada na parte de Fantasias e funcionou . Parece que é só dar uma mexida na forma da bolinha .
Olá Gabriel, agora consegui acessar, obrigada!
Nesse caso, o que aconteceu no seu jogo pra dar esse bug é que os atores (bolinha e raquetes) foram desenhados fora do centro da tela de desenho, com isso o Scratch acaba perdendo um pouco a referência de posicionamento e aí gera esse bug, mas vou te mostrar como resolver:
1 - Ajustando a centralização
No Scratch quando vamos criar um ator é preciso que ele seja criado exatamente centralizado na tela de desenho e que o centro dos dois (ator e tela de desenho) estejam exatamente um no mesmo lugar que o outro. Esses bugs podem ocorrer caso os atores (bolinha e raquetes) sejam desenhados fora do centro.
Vá em Bolinha, depois em Fantasias, clique na bolinha e arraste ela para o centro da área de desenho até que os dois +
, da bolinha e da área de desenho, se encontrem. Se o centro da área de desenho não estiver aparecendo você pode ir na lupa na parte inferior da área e diminuir o zoom até visualizar.
Repita esse processo em todos os atores (bolinha e raquetes), eles passarão a ter como referência o centro da tela de desenho e você vai conseguir controlar melhor a posição com o x e o y e não terá mais o problema que estava acontecendo.
2 - Ajustando o posicionamento das raquetes
Depois de centralizar você vai perceber que as raquetes foram pra direções totalmente estranhas, para corrigir isso vamos alterar os valores de x
e y
nos códigos das raquetes:
Aqui vamos colocar x
valendo -229
e y
valendo 0
, ficaria assim:
Aqui vamos passar os valores de x
valendo 229
e y
valendo 0
. Na raquete 2 é importante alterar o valor de x
nos dois blocos de código, ficaria assim:
Esses valores de -229
e 229
eu identifiquei arrastando as raquetes pra perto da borda até onde achei que ficaria uma posição legal, mas você pode personalizar se preferir, beleza? Só é importante deixar os valores de y
em 0
para manter as raquetes centralizadas verticalmente.
Pronto, fazendo essas alterações de centralização seu projeto vai funcionar corretamente e você não terá mais o problema que estava aconmtecendo. Testa aí e depois me conta o que achou.
Espero ter ajudado e se tiver alguma dúvida é só mandar aqui no fórum. Bons estudos! =D
Olá Vitor, como vai?
Isso mesmo, junto com a centralização dos atores na tela de desenho, o formato da bolinha é um dos principais motivos pra gerar bugs no jogo.
Pra funcionar mais corretamente no jogo a bolinha precisa ser completamente redonda e quando acontece de ficar um pouvco oval pode impactar no funcionamento do jogo e ajudar a gerar alguns bugs. Para criar uma bolinha totalmente redonda é só clicar no ícone de círculo e para que ela fique no formato redondo é só ficar apertando a tecla shift do teclado ao mesmo tempo que desenha.
Fico feliz de saber que conseguiu resolver esse bug no seu jogo e obrigada por compartilhar aqui no fórum como você fez, isso é muito legal pois pode ajudar outros alunos e alunas que tenham a mesma dúvida.
Bons estudos por aí e se precisar de alguma ajuda durante as aulas conte com a gente aqui no fórum. =D
Muito obrigado por toda a ajuda de vocês pessoal, agradeço!