Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Olá Gabriel, como vai?
Esse link que você compartilhou não localiza seu projeto, provavelmente faltou habilitar o compartilhamento.
Para habilitar o compartilhamento do seu projeto é só ir na barra superior do Scratch em Compartilhar e preencher os dados do seu projeto.
Depois disso é só clicar em Copiar o link e colar aqui na resposta do fórum que aí a gente consegue ver seu projeto e te ajudar melhor, beleza?
Após a verificação do email vai habilitar o botão de compartilhar o seu projeto.
=)
No meu caso a bolinha meio que bugava um pouco quando atingia a raquete.O que eu fiz foi meio que deixar a bolinha mais redonda e isso não aconteceu mais . Não sei se eese é o seu caso pq não consigo entrar no seu link.Mas deixando a bolinha mais redonda parece que funcionou para este caso .
Era o mesmo problema que o meu . O que eu fiz foi deichar a bolinha um pouco mais achatada na parte de Fantasias e funcionou . Parece que é só dar uma mexida na forma da bolinha .
Olá Gabriel, agora consegui acessar, obrigada!
Nesse caso, o que aconteceu no seu jogo pra dar esse bug é que os atores (bolinha e raquetes) foram desenhados fora do centro da tela de desenho, com isso o Scratch acaba perdendo um pouco a referência de posicionamento e aí gera esse bug, mas vou te mostrar como resolver:
1 - Ajustando a centralização
No Scratch quando vamos criar um ator é preciso que ele seja criado exatamente centralizado na tela de desenho e que o centro dos dois (ator e tela de desenho) estejam exatamente um no mesmo lugar que o outro. Esses bugs podem ocorrer caso os atores (bolinha e raquetes) sejam desenhados fora do centro.
Vá em Bolinha, depois em Fantasias, clique na bolinha e arraste ela para o centro da área de desenho até que os dois +, da bolinha e da área de desenho, se encontrem. Se o centro da área de desenho não estiver aparecendo você pode ir na lupa na parte inferior da área e diminuir o zoom até visualizar.
Repita esse processo em todos os atores (bolinha e raquetes), eles passarão a ter como referência o centro da tela de desenho e você vai conseguir controlar melhor a posição com o x e o y e não terá mais o problema que estava acontecendo.
2 - Ajustando o posicionamento das raquetes
Depois de centralizar você vai perceber que as raquetes foram pra direções totalmente estranhas, para corrigir isso vamos alterar os valores de x e y nos códigos das raquetes:
Aqui vamos colocar x valendo -229 e y valendo 0, ficaria assim:
Aqui vamos passar os valores de x valendo 229 e y valendo 0. Na raquete 2 é importante alterar o valor de x nos dois blocos de código, ficaria assim:
Esses valores de -229 e 229 eu identifiquei arrastando as raquetes pra perto da borda até onde achei que ficaria uma posição legal, mas você pode personalizar se preferir, beleza? Só é importante deixar os valores de y em 0 para manter as raquetes centralizadas verticalmente.
Pronto, fazendo essas alterações de centralização seu projeto vai funcionar corretamente e você não terá mais o problema que estava aconmtecendo. Testa aí e depois me conta o que achou.
Espero ter ajudado e se tiver alguma dúvida é só mandar aqui no fórum. Bons estudos! =D
Olá Vitor, como vai?
Isso mesmo, junto com a centralização dos atores na tela de desenho, o formato da bolinha é um dos principais motivos pra gerar bugs no jogo.
Pra funcionar mais corretamente no jogo a bolinha precisa ser completamente redonda e quando acontece de ficar um pouvco oval pode impactar no funcionamento do jogo e ajudar a gerar alguns bugs. Para criar uma bolinha totalmente redonda é só clicar no ícone de círculo e para que ela fique no formato redondo é só ficar apertando a tecla shift do teclado ao mesmo tempo que desenha.
Fico feliz de saber que conseguiu resolver esse bug no seu jogo e obrigada por compartilhar aqui no fórum como você fez, isso é muito legal pois pode ajudar outros alunos e alunas que tenham a mesma dúvida.
Bons estudos por aí e se precisar de alguma ajuda durante as aulas conte com a gente aqui no fórum. =D
Muito obrigado por toda a ajuda de vocês pessoal, agradeço!