Olá, Erika! Tudo bem contigo?
O p5js
utiliza bibliotecas próprias para que possa rodar sem precisar desenvolver toda uma estrutura de código. Por trás, ele está "desenhando" todas as demais funções que estão dentro dela.
function draw() {
background(0);
mostraBolinha();
movimentaBolinha();
verificaColisaoBorda();
mostraRaquete(xRaquete, yRaquete);
movimentaMinhaRaquete();
//verificaColisaoRaquete();
verificaColisaoRaquete(xRaquete, yRaquete);
mostraRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
movimentaRaqueteOponente();
verificaColisaoRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
incluiPlacar();
marcaPonto();
}
O mesmo acontece com a função preload
, que faz com que fique em looping
constante enquanto o jogo acontece!
function preload(){
trilha = loadSound("trilha.mp3");
raquetada = loadSound("raquetada.mp3");
ponto = loadSound("ponto.mp3");
}
São facilidades da plataforma, Erika ;-)
Um abraço e bons estudos!