Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Por que precisamos de uma font-family alternativa?

Olá!

No vídeo o professor adicionou o seguinte código no CSS:

body {
  font-family: "Montserrat", sans-serif;
}

No sentido que, a prioridade é usar a fonte Montserrat no body, mas caso não dê certo, usar a sans-serif.

Minha pergunta seria: em quais situações uma fonte falha ao ser utilizada? É o navegador do usuário que não apresenta suporte? E se sim, tem alguma forma de saber se um browser suporta ou não uma determinada fonte? Ou é caso o link fornecido na tag "link" esteja com algum problema ou fora do ar?

3 respostas

Boa tarde, na minha opinião, as suas perguntas são as respostas.

solução!

Fala Renan!

Não, não temos como saber se o navegador conseguirá acessar a fonte escolhida e isto pode se dar por diversos fatores, por exemplo, se estivermos usando um link externo para colocar a fonte na nossa página, pode ser que este link seja desativado no futuro ou se criarmos uma font-face pra fonte adicionada, ainda assim pode acontecer do navegador do usuário não conseguir ler o arquivo de fonte e aquilo falhar.

Usar fallbacks pra fontes é importante pois, ao nos apoiarmos em fontes padrões, garantimos que mesmo que há uma falha no carregamento da fonte, o site carregará uma que não afete no design da página, garantindo ainda assim uma experiência agradável. Imagina só criar uma página super moderna pra, por uma falha qualquer, o usuário final visualizar tua página toda com Times New Roman? hahahahaha

Olá, Lucas!

Obrigado pela resposta. Acho que não fui muito claro na minha pergunta, queria saber mais em quais situações as fontes escolhidas falhavam, no sentido que se os navegadores atuais apresentam problemas de compatibilidade com uma determinada fonte ou se já é um problema resolvido e daí a fonte alternativa só seria usada em casos onde o link não consegue ser interpretado corretamente..

Mas de fato, aparentemente não tem um jeito de saber se uma fonte vai ser suportada ou não, me parece que o melhor é escolher aquelas fonte mais populares e voltadas para web e ter certeza que o link em questão faz sentido.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software