1
resposta

Por que o nome é um atributo do tipo "char"? Não deveria ser uma string?

Por que o nome é um atributo do tipo "char"? Não deveria ser uma string?

1 resposta

Caro Adrian,

Agradecemos sua postagem! Sua pergunta foi ótima! De forma alguma estaria "errado" se tivéssemos representando este atributo como "string" ao invés de "char"

Imaginamos que talvez a origem da sua dúvida esteja com algum influência de você do modelo físico, e você já ter pensando nos conceitos de implementação de variáveis que encontramos em linguagens de programação onde na grande maioria delas o tipo "char" representa um caracter solto e uma string uma sequência de caracteres.

De qq forma independente da origem da sua dúvida, no exemplo que vimos no Diagrama de Classes nesta aula, basicamente como estamos falando de um modelo lógico (ML) em UML, e seguindo uma ideia de nível de abstração somente na camada lógica neste momento representamos o nome como um atributo do tipo "char" para demonstrar apenas que o nome poderia ser representando por qualquer caracter digitado.

Assim, relembrando que uma string é um agrupamento de caracteres, quando avançarmos para o modelo físico pensando em diversas possibilidades de manipulação de transformação de atributos em variáveis, a pessoa que atuará como DEV codando este modelo, poderia, por exemplo, a partir deste atributo char definido no ML , optar por converter este mesmo "atributo" do tipo char numa "variável" do tipo char , ou numa "variável" do tipo "string", ou quem sabe, então uma variável que represente uma array de caracteres

Ou seja, Um simples detalhe e cuidado na definição de um atributo que tomamos no ML abre mais possibilidades para qualquer DEV trabalhar de diferentes formas nos detalhes da estrutura de dados que será utilizada da solução tecnológica que será implementada.

Esperamos que esta sua dúvida, te ajude muito a pensar em formas e possibilidades diferentes de trabalhar com níveis de abstração lógica e física de um modelo, ok!?

Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software