2
respostas

Por que não se pode usar o ";" ao criar a função?

Ex:

function pular_linha();

Ao botar o ; na hora de criar a função, a mesma não funciona. Porém após criada sem o ; funciona normalmente, e podemos usar o ; durante o código. Fiquei confuso pois em uma das aulas foi dito que devemos nos habituar a sempre botar o ; após uma instrução em javascript.

2 respostas

Olá Rafaelfc41 , pelo exemplo acima me parecer que vocês está tentando criar uma função e chama logo em seguida ,o ponto e virgula --> ; é utilizado na chamada da função já o Ex: acima me parece está dando erro devido você está usando na criação da função .

Ex:

function pulaLinha(){
        document.write("<br>");
    }
    function mostrar(frase){
        document.write(frase);
        pulaLinha();
    }

Oi rafael, o corpo de uma função é da seguinte forma:

function nomeDaFunção (){

//Aqui vamos ter o código que será executado

}

function é uma palavra chave da linguagem Javascript que indica uma função. nomeDaFunção geralmente um verbo indica o que a função faz () Os parenteses são onde colocamos os **parâmetros da função, uma função pode ou não ter parâmentros.

Em seguida temos as chaves { tudo o que tiver entre essas chaves denominamos corpo da função ou escopo }** é o que é executado sempre que a função é chamada. Nesse corpo podemos ter instruções com **ponto e vírgula;

Quando vamos chamar a função no código fazemos assim:

nomeDaFuncao();

Aqui usamos o ponto e vírgula porque estamos de fato escrevendo uma instrução que chama a função.

Declaramos assim:

function nomeDaFunção () { //Aqui vamos ter o código que será executado; }

e chamamos assim:

nomeDaFuncao();

Espero ter ajudado e bons estudos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software