Olá :) Gostaria de saber o por quê do código não funcionar caso:
1- Eu tire a function "desabilitaDesenhar". Se eu não estiver apertando o botão esquerdo (ação que torna o desenha = true), meu desenha já não é automaticamente = false, já que ele foi predefinido assim como uma variável?
2- Qual a funcionalidade do 'onmousemove' exatamente? Por que eu não poderia utilizar por exemplo apenas o tela.onmousedown e chamar através dele minha função desenhaCirculo - excluindo assim a necessidade da variável desenha? Ex.:
function desenhaCirculo(evento) {
var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
pincel.fillStyle = cores[indiceCorAtual];
pincel.beginPath();
if (evento.shiftKey && evento.altKey) {
alert('Só aperte uma tecla por vez, por favor!');
} else if(evento.shiftKey && raio + 10 <= 40) {
raio = raio + 10;
} else if(evento.altKey && raio - 5 >= 10) {
raio = raio - 5;
}
pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * 3.14);
pincel.fill();
console.log(x + ',' + y);
}
tela.onmousedown = desenhaCirculo;
Esse é o código original/ que funciona:
<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
pincel.fillStyle = 'black';
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
var cores = ['lightblue', 'lightgreen', 'purple', 'lightpink']
var indiceCorAtual = 0; // começa com blue
var raio = 10;
var desenha = false;
function desenhaCirculo(evento) {
if(desenha){
var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
pincel.fillStyle = cores[indiceCorAtual];
pincel.beginPath();
if (evento.shiftKey && evento.altKey) {
alert('Só aperte uma tecla por vez, por favor!');
} else if(evento.shiftKey && raio + 10 <= 40) {
raio = raio + 10;
} else if(evento.altKey && raio - 5 >= 10) {
raio = raio - 5;
}
pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * 3.14);
pincel.fill();
console.log(x + ',' + y);
}
}
tela.onmousemove = desenhaCirculo;
function habilitaDesenhar(){
desenha = true;
}
function desabilitaDesenhar(){
desenha = false;
}
tela.onmouseup = desabilitaDesenhar;
tela.onmousedown = habilitaDesenhar;
function mudaCor() {
indiceCorAtual++;
if(indiceCorAtual >= cores.length) {
indiceCorAtual = 0; // volta para a primeira cor, azul
}
return false; // para não exibir o menu padrão do canvas
}
tela.oncontextmenu = mudaCor;
</script>
Obrigada desde já :D