1
resposta

Por que aparece isso se eu colocar um 'console.log(estatistica)'?

Finalizei o curso, mas fiquei com essa dúvida. Fui ver como o navegador interpreta essa NodeList, e fiquei meio surpreso com o estatística-numero.

Eu estava esperando que ele dissesse o valor de cadadata-estatistica, exemplo: data-estatistica='braco'.

Ele lê o valor dentro da tag p dentro de cada data-estatistica e devolve o tipo desse conteúdo? E o navegador ainda traduz o tipo do valor?

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

<div class="estatistica">
                <p class="estatistica-titulo">Força</p>
                <div class="estatistica-valor">
                    <p class="estatistica-numero" data-estatistica="forca">0</p>
                </div>
            </div>
const estatistica = document.querySelectorAll('[data-estatistica]');
console.log(estatistica)
1 resposta

Olá Yuri, tudo bem?

Isso ocorre devido ao buscador que você está utilizando, que é o querySelectorAll.

Por padrão, ele irá retornar uma lista de elementos presentes no documento que possuem aquele seletor.

Portanto, para este caso ele nos informa que essa lista tem um tamanho 4 e indica a posição de cada elemento, caso queira saber mais sobre isso eu recomendo esse curso sobre array.

Tanto, que se eu quiser acessar o elemento da primeira posição dessa lista eu usaria:

console.log(estatistica[0])

E teria o retorno p.estatistica-numero , ou seja, o navegador continua me trazendo o elemento HTML que é um parágrafo e tem a classe estatistica-numero.

Como então acessar o valor do data- desse elemento?

Utiliza-se o dataset! Assim conseguimos entrar no elemento HTML e acessar o valor do conteúdo de texto do seu data-.

  • Acessando o valor do data- de uma única posição do array
console.log(estatistica[0].dataset)
  • Acessando o valor do data- de todas as posições do array
estatistica.forEach((item) => {
    console.log(item.dataset)
})

Espero ter ajudado, em caso de dúvidas ou dificuldades estou por aqui! Abraços e bons estudos =)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software