Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Pontos não contados

Parei na atividade 3 da Aula 4, onde o professor ensina a criar um placar com contagem.

Só que o meu jogo não está contando o placar. Segue meu código.

//variáveis da bolinha
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 30;
let raio = diametro / 2;

//velocidade da bolinha
let velocidadeXBolinha = 6;
let velocidadeYBolinha = 6;

//variáveis da raquete
let xRaquete = 5;
let yRaquete = 150;
let raqueteComprimento = 10;
let raqueteAltura = 90;
let colidiu = false;

//variáveis do oponente
let xRaqueteOponente = 585;
let yRaqueteOponente = 150;
let velocidadeYOponente;


//placar do jogo
let meusPontos = 0;
let pontosDoOponente = 0;




function setup() {
    createCanvas(600, 400);
}

function draw() {
    background(0);
    mostraBolinha();
    movimentaBolinha();
    verificaColisaoBorda();
    mostraRaquete(xRaquete, yRaquete);
    movimentaMinhaRaquete();
    verificaColisaoRaquete(xRaquete,yRaquete);
    mostraRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
    movimentaRaqueteOponente();
    verificaColisaoRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
    incluiPlacar();
    marcaPonto() ;
}

function mostraBolinha() {
    circle(xBolinha, yBolinha, diametro)
}

function movimentaBolinha() {
    xBolinha += velocidadeXBolinha;
    yBolinha += velocidadeYBolinha;
}

function verificaColisaoBorda() {
    if (xBolinha + raio > width || xBolinha - raio < 0) {
        velocidadeXBolinha *= -1;
    }
    if (yBolinha + raio > height || yBolinha - raio < 0) {
        velocidadeYBolinha *= -1;
    }
}

function mostraRaquete(x,y) {
    rect(x, y, raqueteComprimento, raqueteAltura);
}


function movimentaMinhaRaquete() {
    if (keyIsDown(UP_ARROW)) {
        yRaquete -= 10;
    }
    if (keyIsDown(DOWN_ARROW)) {
        yRaquete += 10;
    }
}

function verificaColisaoRaquete() {
    if (xBolinha - raio < xRaquete + raqueteComprimento
        && yBolinha - raio < yRaquete + raqueteAltura
        && yBolinha + raio > yRaquete) {
        velocidadeXBolinha *= -1;
    }
}

function verificaColisaoRaquete(x,y) {
    colidiu = collideRectCircle(x, y, raqueteComprimento, raqueteAltura, xBolinha, yBolinha, raio);
    if (colidiu) {
        velocidadeXBolinha *= -1;
    }
}

function movimentaRaqueteOponente() {
    velocidadeYOponente = yBolinha - yRaqueteOponente - raqueteComprimento / 2 - 30;
    yRaqueteOponente += velocidadeYOponente
}

function incluiPlacar() {
    fill(255);
    text(meusPontos, 278, 26);
    text(pontosDoOponente, 321, 26);
}


function marcaPonto() {
    if (xBolinha > 590) {
        meusPontos += 1;
    }
    if (xBolinha < 10) {
        pontosDoOponente += 1;
    }
}
2 respostas
solução!

Fala, Daniel! Tudo bem contigo?

Para que os pontos contabilizem você deverá alterar dentro da função marcaPonto

function marcaPonto() {
    if (xBolinha > 590) {
        meusPontos += 1;
    }
    if (xBolinha < 10) {
        pontosDoOponente += 1;
    }
}

Experimente valores abaixo de 590 e acima de 10 ;-)

Uma outra opção é diminuir o tamanho da bolinha.

Faça esses testes e nos dê um retorno, Daniel

Um abraço

Tinha me esquecido que havia alterado o tamanho da bolinha, rsrsrs

As duas soluções propostas deram certo, obrigado!