Durante o curso "Jogos clássicos parte 1: Iniciando no Javascript com pong", seguindo o desenvolvimento das atividades, criei esse código para o jogar o pong.
Fiz algumas modificações como colocar um contador até 10 para estabelecer um vencedor, limitar o movimento das raquetes para não saírem da tela do jogo, etc...mas oquê eu queria mesmo, era pausar a execução da trilha que é executada durante o jogo no momento em que ocorre um vencedor.
Alguma sugestão?
Segue meu código:
// variáveis da bolinha
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 22;
let raio = diametro / 2;
// velocidade da bolinha
let velocidadeXBolinha = 6;
let velocidadeYBolinha = 6;
// variáveis da raquete
let xRaquete = 5;
let yRaquete = 150;
let raqueteComprimento = 10;
let raqueteAltura = 90;
// variáveis do oponente
let xRaqueteOponente = 585;
let yRaqueteOponente = 150;
let velocidadeYOponente;
let colidiu = false;
// placar do jogo
let meusPontos = 0;
let pontosDoOponente = 0;
// sons do jogo
let raquetada;
let ponto;
let trilha;
function preload () {
raquetada = loadSound ("raquetada.mp3");
ponto = loadSound ("ponto.mp3");
trilha = loadSound ("trilha.mp3");
}
function setup() {
createCanvas(600, 400);
trilha.loop();
}
function draw() {
background(0);
mostraBolinha (255, 255, 255);
movimentaBolinha ();
verificaColisaoBorda ();
mostraRaquete(xRaquete, yRaquete);
mostraRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
movimentaMinhaRaquete ();
//verificaColisaoRaquete ();
verificaColisaoRaquete(xRaquete, yRaquete);
verificaColisaoRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
movimentaRaqueteOponente ();
incluiPlacar ();
}
function mostraBolinha (a, b, c) {
fill(a, b, c);
circle(xBolinha, yBolinha, diametro);
}
function movimentaBolinha () {
xBolinha += velocidadeXBolinha;
yBolinha += velocidadeYBolinha;
}
function verificaColisaoBorda () {
if (xBolinha + raio > width || xBolinha - raio < 0) {
velocidadeXBolinha *= -1;
}
if (yBolinha + raio > height || yBolinha - raio < 0) {
velocidadeYBolinha *= -1;
}
}
function mostraRaquete(x, y) {
rect (x, y, raqueteComprimento, raqueteAltura);
}
function movimentaMinhaRaquete () {
if (keyIsDown(UP_ARROW)) {
yRaquete -= 10;
}
if (keyIsDown(DOWN_ARROW)) {
yRaquete += 10;
}
if (yRaquete <= 0) {yRaquete = 0;}
if (yRaquete >= height - raqueteAltura) {yRaquete = height - raqueteAltura;}
}
function verificaColisaoRaquete () {
if (xBolinha - raio < xRaquete + raqueteComprimento &&
yBolinha + raio > yRaquete &&
yBolinha - raio < yRaquete + raqueteAltura) {
velocidadeXBolinha *= -1;
raquetada.play();
}
}
function verificaColisaoRaquete(x, y) {
colidiu = collideRectCircle(x, y, raqueteComprimento, raqueteAltura, xBolinha, yBolinha, raio);
if (colidiu) {
velocidadeXBolinha *= -1;
raquetada.play();
}
}
function movimentaRaqueteOponente () {
if (keyIsDown(87)) {
yRaqueteOponente -= 10;
}
if (keyIsDown(83)) {
yRaqueteOponente += 10;
}
if (yRaqueteOponente <= 0) {yRaqueteOponente = 0;}
if (yRaqueteOponente >= height - raqueteAltura) {yRaqueteOponente = height - raqueteAltura;}
}
function incluiPlacar () {
stroke (255);
textSize (25);
textStyle(BOLD);
textFont('Verdana');
fill (0, 191, 255);
rect(130, 0, 60, 35);
fill (255, 105, 180);
text (meusPontos, 150, 26);
fill (0, 191, 255);
rect(430, 0, 60, 35);
fill (255, 105, 180);
text (pontosDoOponente, 450, 26);
if (xBolinha - raio <= 0) {
pontosDoOponente++;
ponto.play();
}
if (pontosDoOponente >= 10) {
fill (0, 191, 255);
rect(150, 100, 300, 200);
fill (255, 105, 180);
textSize (25);
textStyle(BOLD);
textFont('Verdana');
text ("Você Venceu!!!", 185, 200);
xBolinha = 300;
yBolinha = 200;
velocidadeXBolinha = 0;
velocidadeYBolinha = 0;
}
if (xBolinha + raio >= width) {
meusPontos++;
ponto.play();
}
if (meusPontos >= 10) {
fill (0, 191, 255);
rect(150, 100, 300, 200);
fill (255, 105, 180);
textSize (25);
textStyle(BOLD);
textFont('Verdana');
text ("Você Venceu!!!", 185, 200);
xBolinha = 300;
yBolinha = 200;
velocidadeXBolinha = 0;
velocidadeYBolinha = 0;
}
}