Quando eu ou o adversário marcamos ponto e a bolinha atinge a parede o placar marca mais de um ponto por vez, tipo de 5 em 5 ou até mais.
Quando eu ou o adversário marcamos ponto e a bolinha atinge a parede o placar marca mais de um ponto por vez, tipo de 5 em 5 ou até mais.
Olá Murilo, como vai?
Geralmente esse bug pode acontecer por dois motivos:
Vou te mostrar abaixo como resolver esses bugs.
1 - Retirando o contorno da bolinha
Quando criamos um ator no Scratch ele é criado automaticamente com contorno, o que acontece é que esse contorno pode diminuir a precisão da bolinha causando marcação múltipla de pontos ou até mesmo não identificando alguns pontos as vezes. Para resolver isso é só selecionar o ator Bolinha, ir na aba Fantasias, ir em Contornar e selecionar a opção de retirar o contorno. Conforme exemplo abaixo:
2 - Ajustando o sensor de pontos
Se depois de tirar o contorno da bolinha ainda continuar contando pontos múltiplos, podemos ajustar os blocos de código onde identifica a passagem da bolinha e computa os pontos. Precisamos colocar em x
valores que sejam bem próximos da borda para só contar uma vez. Para isso é só arrastar a bolinha bem pra perto da borda, ver o valor que está aparecendo em x
e alterar nos blocos de código. Aqui no meu exemplo o valor de x
ficou em -226
, mas você precisa testar no seu jogo para saber qual melhor valor.
Fazendo essas alterações provavelmente vai resolver esse bug no seu jogo, mas caso ainda persista vou te pedir pra compartilhar aqui com a gente o link do seu projeto, pra que a gente possa ver o código completo e conseguir te ajudar melhor, beleza?
Para habilitar o compartilhamento do seu projeto é só ir na barra superior do Scratch em Compartilhar e preencher os dados do seu projeto.
Depois disso é só clicar em Copiar o link e colar aqui na resposta do fórum que aí a gente consegue ver seu projeto.
Espero ter ajudado e qualquer coisa é só retornar aqui no fórum. Bons estudos =)
Eu ainda estou com problemas com o marcador de pontos dp scratch que está marcando mais de um ponto por vez, já verifiquei o contorno da bolinha e o valor das extremidades da borda mas o problemas continua, queria saber oq mais poderia causar esse problema.https://scratch.mit.edu/projects/566526504
Oi Murilo,
Além dessas alterações que você já fez podem ter outros fatores no projeto do Scratch que vão fazer aparecer esses bugs e é super normal a gente ter que ir fazendo ajusates pra corrigir ao longo do processo.
Dei uma olhada no seu código e vi duas coisas que podem estar interferindo nessa questão, vou te mostrar quais são e como podemos resolver:
1 - Ajuste do posicionamento do cenário
Percebi que o ceu cenário está um pouco fora da tela e isso pode estar causando problemas na hora do jogo identificar as pontuações. Para resolver isso você vai em Palco na lateral direita e seleciona seu cenário, vá na aba Cenários, clique no meio da tela preta e arraste para baixo até encontrar com o final da tela de desenho, isso vai fazer com que seu cenário fique no local correto:
2 - Ajuste no tamanho da bolinha
Pra conseguir uma precisão de pontuação melhor podemos aumentar um pouco o tamanho da bolinha pois quando ela está muito pequena assim como a do seu projeto, também pode ter dificuldades na marcação de pontos. Para ajustar isso vamos clicar na Bolinha, depois na aba Fantasias, clicar na bolinha para selecionar e puxar uma das diagonais para aumentar o tamanho da bolinha.
Aqui é importante lembrar que depois de alterar o tamanho da bolinha é preciso ajustá-la no centro da tela de desenho de novo, beleza?
3 - Ajuste do contador de pontos
Depois de fazer essas alterações vamos precisar ajustar duas coisas:
x
para contar os pontos. Aqui eu inseri os valores de 226
para my pontos
e -226
para pontos inimigos
. Coloquei esses valores pois fui testando e foi o que funcionou melhor, mas você pode personalizar no seu jogo e ir testando pra ver como fica melhor.espere 1 seg
no final dos blocos de contador de pontos. Com isso o jogo sempre vai esperar um segundo antes de contar um novo ponto, acabando com esse bug.O código dessa parte vai ficar assim:
Pronto! Fazendo essas alterações vai solucionar os problemas que estavam acontecendo e seu projeto vai ficar ainda mais legal. Testa aí e depois me fala se funcionou.
Bons estudos =)