3
respostas

Pong marcando mais de um ponto por vez no scratch

Quando eu ou o adversário marcamos ponto e a bolinha atinge a parede o placar marca mais de um ponto por vez, tipo de 5 em 5 ou até mais.Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

3 respostas

Olá Murilo, como vai?

Geralmente esse bug pode acontecer por dois motivos:

  • contorno da bolinha que diminui a precisão dos pontos;
  • valores do sensor de pontos estão muito longe da borda contando pontos na ida e na volta da bolinha.

Vou te mostrar abaixo como resolver esses bugs.

1 - Retirando o contorno da bolinha

Quando criamos um ator no Scratch ele é criado automaticamente com contorno, o que acontece é que esse contorno pode diminuir a precisão da bolinha causando marcação múltipla de pontos ou até mesmo não identificando alguns pontos as vezes. Para resolver isso é só selecionar o ator Bolinha, ir na aba Fantasias, ir em Contornar e selecionar a opção de retirar o contorno. Conforme exemplo abaixo:

print do scratch com indicação do caminho para retirar o contorno do ator bolinha2 - Ajustando o sensor de pontos

Se depois de tirar o contorno da bolinha ainda continuar contando pontos múltiplos, podemos ajustar os blocos de código onde identifica a passagem da bolinha e computa os pontos. Precisamos colocar em x valores que sejam bem próximos da borda para só contar uma vez. Para isso é só arrastar a bolinha bem pra perto da borda, ver o valor que está aparecendo em xe alterar nos blocos de código. Aqui no meu exemplo o valor de x ficou em -226, mas você precisa testar no seu jogo para saber qual melhor valor.

Indicação de qual valor de x a bolinha fica quanse encostando na raquete

Fazendo essas alterações provavelmente vai resolver esse bug no seu jogo, mas caso ainda persista vou te pedir pra compartilhar aqui com a gente o link do seu projeto, pra que a gente possa ver o código completo e conseguir te ajudar melhor, beleza?

Para habilitar o compartilhamento do seu projeto é só ir na barra superior do Scratch em Compartilhar e preencher os dados do seu projeto.

Indicação do botão compartilhar na barra superior do scratch

Depois disso é só clicar em Copiar o link e colar aqui na resposta do fórum que aí a gente consegue ver seu projeto.

Espero ter ajudado e qualquer coisa é só retornar aqui no fórum. Bons estudos =)

 

Caso esta resposta tenha resolvido sua dúvida, por favor, marque o tópico como solucionado ✓.Bons Estudos!

Eu ainda estou com problemas com o marcador de pontos dp scratch que está marcando mais de um ponto por vez, já verifiquei o contorno da bolinha e o valor das extremidades da borda mas o problemas continua, queria saber oq mais poderia causar esse problema.https://scratch.mit.edu/projects/566526504

Oi Murilo,

Além dessas alterações que você já fez podem ter outros fatores no projeto do Scratch que vão fazer aparecer esses bugs e é super normal a gente ter que ir fazendo ajusates pra corrigir ao longo do processo.

Dei uma olhada no seu código e vi duas coisas que podem estar interferindo nessa questão, vou te mostrar quais são e como podemos resolver:

1 - Ajuste do posicionamento do cenário

Percebi que o ceu cenário está um pouco fora da tela e isso pode estar causando problemas na hora do jogo identificar as pontuações. Para resolver isso você vai em Palco na lateral direita e seleciona seu cenário, vá na aba Cenários, clique no meio da tela preta e arraste para baixo até encontrar com o final da tela de desenho, isso vai fazer com que seu cenário fique no local correto:

Indicação de correção da tela de desenho

2 - Ajuste no tamanho da bolinha

Pra conseguir uma precisão de pontuação melhor podemos aumentar um pouco o tamanho da bolinha pois quando ela está muito pequena assim como a do seu projeto, também pode ter dificuldades na marcação de pontos. Para ajustar isso vamos clicar na Bolinha, depois na aba Fantasias, clicar na bolinha para selecionar e puxar uma das diagonais para aumentar o tamanho da bolinha.

Aqui é importante lembrar que depois de alterar o tamanho da bolinha é preciso ajustá-la no centro da tela de desenho de novo, beleza?

Indicação de alteração do tamanho da bolinha

3 - Ajuste do contador de pontos

Depois de fazer essas alterações vamos precisar ajustar duas coisas:

  • Reajustar o valor de x para contar os pontos. Aqui eu inseri os valores de 226 para my pontos e -226 para pontos inimigos. Coloquei esses valores pois fui testando e foi o que funcionou melhor, mas você pode personalizar no seu jogo e ir testando pra ver como fica melhor.
  • Outra questão que vamos ajustar é que as vezes a bolinha passa por trás da raquete e acaba computando mais de um ponto, para resolver isso vamos inserir o controle espere 1 seg no final dos blocos de contador de pontos. Com isso o jogo sempre vai esperar um segundo antes de contar um novo ponto, acabando com esse bug.

O código dessa parte vai ficar assim:

Código do scratch com os contadores de pontos

Pronto! Fazendo essas alterações vai solucionar os problemas que estavam acontecendo e seu projeto vai ficar ainda mais legal. Testa aí e depois me fala se funcionou.

Bons estudos =)