//variaveis da bolinha
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 15;
let raio = diametro/2;
//variaveis da velocidade da bolinha
let velocidadeXBolinha = 6;
let velocidadeYBolinha = 6;
//variaveis da raquete
let xRaquete = 5;
let yRaquete = 150;
let raqueteComprim = 10;
let raqueteAltura = 90;
//variaveis do oponente
let xRaqueteOponente = 585;
let yRaqueteOponente = 150;
let velocidadeYOponente;
let colidiu = false;
// placar do jogo
let meusPontos = 0;
let pontosDoOponente = 0;
// sons do jogo
let raquetada;
let ponto;
let trilha;
function preload(){
trilha = loadSound("trilha.mp3");
ponto = loadSound("ponto.mp3");
raquetada = loadSound("raquetada.mp3");
}
function setup() {
createCanvas(600, 400); // cria cenario tamanho do retanguloAL
trilha.loop();
}
function draw() {
background(0); // 1 - desenha o background
mostraBolinha(); // 2 - desenha a bolinha
movimentaBolinha(); // 3 - movimenta a bolinha
verificaColisaoBorda(); // 4 - verifica colisao da bolinha
mostraRaquete(xRaquete,yRaquete); // 5 - cria minha raquete
mostraRaquete(xRaqueteOponente,yRaqueteOponente);
// 5 - usada p/ raquete do oponente
//verificaColisaoRaquete();
movimentaMinhaRaquete(); // 6 - movimenta a raquete cima e baixo
movimentaRaqueteOponente();
verificaColisaoRaquete(xRaquete,yRaquete); // 7 - codigo do Git
verificaColisaoRaquete(xRaqueteOponente,yRaqueteOponente);
incluiPlacar();
marcaPonto();
}
function mostraBolinha (){
//fill(color(255, 204, 0)); // cor bolinha
circle(xBolinha,yBolinha,diametro);
}
function movimentaBolinha (){
xBolinha += velocidadeXBolinha;
yBolinha += velocidadeYBolinha;
}
function verificaColisaoBorda(){
if (xBolinha + raio > width || xBolinha - raio < 0){
velocidadeXBolinha *= -1;
}
if (yBolinha + raio > height || yBolinha - raio < 0){
velocidadeYBolinha *= -1;
}
}
function mostraRaquete(x,y){
rect(x,y,raqueteComprim,raqueteAltura);
}
function movimentaMinhaRaquete(){
if(keyIsDown(UP_ARROW)){
yRaquete -= 10;
}
if(keyIsDown(DOWN_ARROW)){
yRaquete += 10;
}
}
function verificaColisaoRaquete(){
if (xBolinha - raio < xRaquete + raqueteComprim && yBolinha - raio < yRaquete + raqueteAltura && yBolinha + raio > yRaquete){
velocidadeXBolinha *= -1;
raquetada.play();
}
}
function verificaColisaoRaquete(x,y){
colidiu = collideRectCircle(x, y, raqueteComprim, raqueteAltura, xBolinha, yBolinha, raio);
if (colidiu){
velocidadeXBolinha *= -1;
raquetada.play();
}
}
//essa função a raquete oponente acompanha a bolinha
/*function movimentaRaqueteOponente(){
velocidadeYOponente = yBolinha - yRaqueteOponente - raqueteComprim/2 - 30;
yRaqueteOponente += velocidadeYOponente;
}*/
function movimentaRaqueteOponente(){
if(keyIsDown(87)){
yRaqueteOponente -= 10;
}
if(keyIsDown(83)){
yRaqueteOponente += 10;
}
}
function incluiPlacar(){
stroke(255); // contorno
textAlign(CENTER);
textSize(16);
fill(color(255,140,0)); // preencher cor = fill --
rect(150,10,40,20);
fill(255);
text(meusPontos, 170, 26); // escreve o conteudo da variavel"meuspontos"
fill(color(255,140,0));
rect(450,10,40,20);
fill(255);
text(pontosDoOponente, 470, 26);
}
function marcaPonto(){
if(xBolinha > 590){ // 590 borda oponente
meusPontos += 1;
ponto.play();
}
if(xBolinha < 10){
pontosDoOponente += 1;
ponto.play();
}
}