1
resposta

Pong em JavaScript :)

//variaveis da bolinha
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 15;
let raio = diametro/2;

//variaveis da velocidade da bolinha
let velocidadeXBolinha = 6;
let velocidadeYBolinha = 6;

//variaveis da raquete
let xRaquete = 5;
let yRaquete = 150;
let raqueteComprim = 10;
let raqueteAltura = 90;

//variaveis do oponente
let xRaqueteOponente = 585;
let yRaqueteOponente = 150;
let velocidadeYOponente;

let colidiu = false;

// placar do jogo
let meusPontos = 0;
let pontosDoOponente = 0;

// sons do jogo
let raquetada;
let ponto;
let trilha;

function preload(){
  trilha = loadSound("trilha.mp3");
  ponto = loadSound("ponto.mp3");
  raquetada = loadSound("raquetada.mp3");
}


function setup() {
  createCanvas(600, 400); // cria cenario tamanho do retanguloAL
  trilha.loop();
}


function draw() {
  background(0);   // 1 - desenha o background
  mostraBolinha();   // 2 - desenha a bolinha
  movimentaBolinha();   // 3 - movimenta a bolinha
  verificaColisaoBorda();    // 4 - verifica colisao da bolinha
  mostraRaquete(xRaquete,yRaquete);     // 5 - cria minha raquete
  mostraRaquete(xRaqueteOponente,yRaqueteOponente);    
                                      // 5 - usada p/ raquete do oponente
  //verificaColisaoRaquete();
  movimentaMinhaRaquete();  // 6 - movimenta a raquete cima e baixo
  movimentaRaqueteOponente();
  verificaColisaoRaquete(xRaquete,yRaquete); // 7 - codigo do Git
  verificaColisaoRaquete(xRaqueteOponente,yRaqueteOponente);
  incluiPlacar();
  marcaPonto();
}


function mostraBolinha (){
  //fill(color(255, 204, 0));   // cor bolinha
  circle(xBolinha,yBolinha,diametro);
}

function movimentaBolinha (){
  xBolinha += velocidadeXBolinha; 
  yBolinha += velocidadeYBolinha;  
}

function verificaColisaoBorda(){
  if (xBolinha + raio > width || xBolinha - raio < 0){
    velocidadeXBolinha *= -1;
  }

  if (yBolinha + raio > height || yBolinha - raio < 0){
    velocidadeYBolinha *= -1;
  }
}


function mostraRaquete(x,y){
  rect(x,y,raqueteComprim,raqueteAltura);
}


function movimentaMinhaRaquete(){
  if(keyIsDown(UP_ARROW)){
    yRaquete -= 10;
  }

  if(keyIsDown(DOWN_ARROW)){
    yRaquete += 10;
  } 
}


function verificaColisaoRaquete(){
  if (xBolinha - raio < xRaquete + raqueteComprim && yBolinha - raio < yRaquete + raqueteAltura && yBolinha + raio > yRaquete){
    velocidadeXBolinha *= -1;
    raquetada.play();
  }
}

function verificaColisaoRaquete(x,y){
  colidiu = collideRectCircle(x, y, raqueteComprim, raqueteAltura, xBolinha, yBolinha, raio);
  if (colidiu){
    velocidadeXBolinha *= -1;
    raquetada.play();
  }
}


//essa função a raquete oponente acompanha a bolinha
/*function movimentaRaqueteOponente(){
  velocidadeYOponente = yBolinha - yRaqueteOponente - raqueteComprim/2 - 30;
  yRaqueteOponente += velocidadeYOponente;
}*/

function movimentaRaqueteOponente(){
 if(keyIsDown(87)){
    yRaqueteOponente -= 10;
  }

  if(keyIsDown(83)){
    yRaqueteOponente += 10;
  } 
}

function incluiPlacar(){
  stroke(255); // contorno
  textAlign(CENTER);
  textSize(16);

  fill(color(255,140,0));    // preencher cor = fill -- 
  rect(150,10,40,20);
  fill(255);
  text(meusPontos, 170, 26);  // escreve o conteudo da variavel"meuspontos" 

  fill(color(255,140,0)); 
  rect(450,10,40,20);
  fill(255);
  text(pontosDoOponente, 470, 26);
}


function marcaPonto(){
  if(xBolinha > 590){      // 590 borda oponente
    meusPontos += 1;
    ponto.play();
  }
  if(xBolinha < 10){      
    pontosDoOponente += 1;
    ponto.play();
  }  

}
1 resposta

Olá, Thamyres! Tudo certinho?

Parabéns pelo projeto e finalização do curso! Continue com o foco nos estudos e compartilhe seus projetos em seu github!

Estamos à disposição em caso de dúvidas!

Um abraço e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software