Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Plcar nao marca ponto - ja mexi em diametro e parametros mas nao adiantou


//bolinha
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 19;
let velocidadeXBolinha = 6;
let velocidadeYBolinha = 6;
let raio = diametro / 2;

//raquete
let xRaquete = 5;
let yRaquete = 150;
let raqueteComprimento = 10;
let raqueteAltura = 90;

//variaveis do Oponente
let xRaqueteOponente = 585;
let yRaqueteOponente = 150;
let velocidadeOponente;


let colidiu = false;

//placar do jogo
let meusPontos = 0;
let pontosOponente = 0;

function setup() {
  createCanvas(600, 400);
}

function draw() {
  background(34,139,34);
  mostraBolinha();
  movimentaBolinha();
  verificaColisaoBorda();
  mostraRaquete(xRaquete, yRaquete);
  mostraRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
  movimentaRaquete();
  verificaColisaoRaquete(xRaquete, yRaquete);
  verificaColisaoRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
  movimentaRaqueteOponente();
  incluiPlacar();
  pontos ();
}


function mostraBolinha(){
   circle(xBolinha,yBolinha,diametro);
}

function movimentaBolinha(){
  xBolinha += velocidadeXBolinha;
  yBolinha += velocidadeYBolinha;
}

function verificaColisaoBorda(){
  if (xBolinha + raio > width || xBolinha - raio < 0){
    velocidadeXBolinha *= -1;
  }
  if(yBolinha + raio > height || yBolinha - raio < 0){
    velocidadeYBolinha *= -1;
  }
}

function mostraRaquete(x,y){
  rect(x, y,raqueteComprimento, raqueteAltura);
}

function movimentaRaquete(){
  if(keyIsDown(UP_ARROW)){
    yRaquete -= 10;
  }
   if(keyIsDown(DOWN_ARROW)){
    yRaquete += 10;
  }

}

function verificaColisaoRaquete(x,y){
  colidiu = collideRectCircle(x, y, raqueteComprimento, raqueteAltura, xBolinha, yBolinha, raio);
  if(colidiu){
    velocidadeXBolinha *= -1;
  }
}

function movimentaRaqueteOponente(){
  velocidadeYOponente = yBolinha -yRaqueteOponente - raqueteComprimento / 2 - 30;
  yRaqueteOponente += velocidadeYOponente;

}

function incluiPlacar(){
  fill(255);
  text(meusPontos, 278, 26);
  text(meusPontos, 300, 26);
}

function pontos (){
  if (xBolinha > 590) {
    meusPontos += 1;
}
  if (xBolinha < 10) {
    pontosOponente += 1;
}
}
3 respostas

Vi que ali tem multiplicação e tals. Quando tiver multiplicação cuida para iniciar a variável com o número 1, se iniciar com zero qualquer multiplicação será 0.

Pode não ser isso, mas tenta colocar o resultado no console de cada movimento.

Também estou com o mesmo problema

solução!

Eu tive que subtrair o raio para o meu marcar. Ficou assim:

function marcaPonto (){
if ( xBolinha - raio < 5) {
  pontosOponente += 1}
if ( yBolinha - raio > 595){
  meusPontos += 1}
}

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software