coloquei um placarzinho pra contar os acertos, mas é só para os fortes.. ele é zerado a cada clique errado. quantos tiros você consegue acertar antes de errar? [não vale alterar o código pra alterar o setInterval, hein!] kk
<canvas width="680" height="400"></canvas>
<br>
Acerte o centro alvo! <br>
Cliques certeiros somam pontos no SCORE, mas... <br>
...cliques errados ZERAM o placar.
<script>
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
pincel.fillStyle = 'lightgray';
pincel.fillRect(0, 0, 680, 400);
var raio = 10;
var xAleatorio;
var yAleatorio;
var pontos = '0';
function desenhaTexto(x, y, cor, texto){
pincel.font = '20px Georgia';
pincel.fillStyle = cor;
pincel.fillText(texto, x, y);
}
function desenhaRetangulo(x, y, largura, altura, cor){
pincel.fillStyle = cor;
pincel.beginPath();
pincel.fillRect(x, y, largura, altura);
}
function desenhaPlacar(x, y, largura, altura,){
desenhaRetangulo(x, y, largura, altura, 'black');
desenhaTexto(x+5, y+20, 'yellow', 'SCORE');
desenhaRetangulo(x, y+altura, largura, altura, 'black');
desenhaTexto(x+5, y+altura+20, 'yellow', pontos);
}
function desenhaCirculo(x, y, raio, cor) {
pincel.fillStyle = cor;
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * Math.PI);
pincel.fill();
}
function limpaTela() {
pincel.clearRect(0, 0, 680, 400);
}
function atualizaPlacar() {
pincel.clearRect(680, 0, 80, 60);
desenhaPlacar(600, 0, 80, 30);
}
function desenhaAlvo(x, y){
desenhaCirculo(x,y, raio+20, 'red')
desenhaCirculo(x, y, raio+15, 'white');
desenhaCirculo(x, y, raio+10, 'red');
desenhaCirculo(x, y, raio+5, 'white');
desenhaCirculo(x, y, raio, 'red');
}
function sorteiaPosicao(maximo){
return Math.floor(Math.random() * maximo);
}
function atualizaTela(){
limpaTela();
atualizaPlacar();
xAleatorio = sorteiaPosicao(400);
yAleatorio = sorteiaPosicao(400);
desenhaAlvo(xAleatorio, yAleatorio);
}
setInterval(atualizaTela, 3000);
function dispara(evento) {
var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
if( (x > xAleatorio - raio)
&& (x < xAleatorio + raio)
&& (y > yAleatorio - raio)
&& (y < yAleatorio + raio)){
pontos++;
} else {
pontos = 0;
}
atualizaPlacar();
}
tela.onclick = dispara;
</script>