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Placar contando 3 pontos de uma vez!!!

Oi gente!

Estou com meu projeto finalizado, porém notei que a contagem de pontos ainda está com problemas.

Quando eu marco pontos conta normalmente de 1 em 1, porém quando o oponente marca pontos estava contando de 5 em 5, aí alterei na função "marcaPonto" de 10, que tinha sido sugestão do professor, para 5. Só que começou a contar de 3 em 3 e não sei muito bem onde mexer para consertar isso.

Segue o código completo abaixo:

//variaveis da bolinha
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 15;
let raio = diametro / 2;

//variáveis da raquete
let xRaquete = 5;
let yRaquete = 150;
let raqueteComprimento = 10;
let raqueteAltura = 90;
let colisao = false

//Variáveis da raquete do oponente
let xRaqueteOponente = 585;
let yRaqueteOponente = 150;
let chanceDeErrar = 0

//velocidade da bolinha
let velocidadeXBolinha = 5;
let velocidadeYBolinha = 5;

//placar do jogo
let meusPontos = 0;
let pontosDoOponente = 0;

//sons do jogo
let raquetada;
let ponto;
let trilha;

function preload(){
  trilha = loadSound("trilha.mp3");
  ponto = loadSound("ponto.mp3");
  raquetada = loadSound("raquetada.mp3");
  }

function setup() {
    createCanvas(600, 400);
    trilha.loop();
}

function draw() {
    background(0);
    mostraBolinha();
    movimentaBolinha();
    movimentaMinhaRaquete();
    colisaoBordaBolinha();
    mostraRaquete(xRaquete, yRaquete);
    mostraRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
    colisaoRaquete(xRaquete,yRaquete);
    colisaoRaquete(xRaqueteOponente,yRaqueteOponente);
    movimentaRaqueteOponente();
    incluirPlacar();
    marcaPonto();
}

function mostraBolinha(){
  circle(xBolinha, yBolinha, diametro);

}

function movimentaBolinha(){
  xBolinha += velocidadeXBolinha;
  yBolinha += velocidadeYBolinha;

}

function colisaoBordaBolinha(){
   if(xBolinha + raio > width || 
    xBolinha < 0)
    velocidadeXBolinha *= -1;

   if (yBolinha + raio > height || yBolinha < 0) {
        velocidadeYBolinha *= -1;
    }

}

function mostraRaquete(x, y){
  rect(x, y, raqueteComprimento,raqueteAltura);

}

function movimentaMinhaRaquete() {
    if (keyIsDown(UP_ARROW)) {
        yRaquete -= 10;
    }
    if (keyIsDown(DOWN_ARROW)) {
        yRaquete += 10;
    }
}

function colisaoRaquete(x,y){
  colisao =
  hit = collideRectCircle(x, y, raqueteComprimento, raqueteAltura, xBolinha, yBolinha, raio);
  if(colisao){
    velocidadeXBolinha *= -1;
    raquetada.play();
  }
}

function movimentaRaqueteOponente(){
    velocidadeYOponente = yBolinha - yRaqueteOponente - raqueteComprimento / 2 - 30;
    yRaqueteOponente += velocidadeYOponente + chanceDeErrar
    calculaChanceDeErrar();
}

function calculaChanceDeErrar(){
   if (pontosDoOponente >= meusPontos) {
    chanceDeErrar += 1
    if (chanceDeErrar >= 39){
    chanceDeErrar = 40
    }
  } else {
    chanceDeErrar -= 1
    if (chanceDeErrar <= 35){
    chanceDeErrar = 35
    }
  }
}

function incluirPlacar() {
    stroke(255);
    textAlign(CENTER);
    textSize(16);
    fill(color(255, 140, 0));
    rect(150, 10, 40, 20);
    fill(255);
    text(meusPontos, 170, 26);
    fill(color(255, 140, 0));
    rect(420,10, 40, 20);
    fill(255);
    text(pontosDoOponente, 440, 26);
}

function marcaPonto(){ 
  if(xBolinha > 590){
    meusPontos += 1;
    ponto.play();
  }
  if(xBolinha < 10){
    pontosDoOponente +=1;
    ponto.play();
  }   
}
2 respostas
solução!

Oi oi, Ana! Tudo bem com você?

Para a function marcaPonto() contabilizar os pontos, basta você aumentar a sensibilidade da colisão. Fazemos isso diminuindo o valor que xBolinha deve alcançar para reconhecer a colisão.

Vou deixar o código aqui para você conferir

function marcaPonto(){ 
  if(xBolinha > 590){
    meusPontos += 1;
    ponto.play();
  }
  if(xBolinha < 0){ //bem aqui aumentamos a sensibilidade
    pontosDoOponente +=1;
    ponto.play();
  }   
}

Tente você também! Faça o teste no seu p5.js e verifique se funciona!

Um abraço e bons estudos!

Caso este post tenha resolvido sua dúvida, por favor, marque o tópico como solucão ✓.Bons Estudos!

Oi Camilla, tudo bem tbm!

Testei aqui e deu certo!

Agradeço a ajuda e correção!

Abraço