Oi gente!
Estou com meu projeto finalizado, porém notei que a contagem de pontos ainda está com problemas.
Quando eu marco pontos conta normalmente de 1 em 1, porém quando o oponente marca pontos estava contando de 5 em 5, aí alterei na função "marcaPonto" de 10, que tinha sido sugestão do professor, para 5. Só que começou a contar de 3 em 3 e não sei muito bem onde mexer para consertar isso.
Segue o código completo abaixo:
//variaveis da bolinha
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 15;
let raio = diametro / 2;
//variáveis da raquete
let xRaquete = 5;
let yRaquete = 150;
let raqueteComprimento = 10;
let raqueteAltura = 90;
let colisao = false
//Variáveis da raquete do oponente
let xRaqueteOponente = 585;
let yRaqueteOponente = 150;
let chanceDeErrar = 0
//velocidade da bolinha
let velocidadeXBolinha = 5;
let velocidadeYBolinha = 5;
//placar do jogo
let meusPontos = 0;
let pontosDoOponente = 0;
//sons do jogo
let raquetada;
let ponto;
let trilha;
function preload(){
trilha = loadSound("trilha.mp3");
ponto = loadSound("ponto.mp3");
raquetada = loadSound("raquetada.mp3");
}
function setup() {
createCanvas(600, 400);
trilha.loop();
}
function draw() {
background(0);
mostraBolinha();
movimentaBolinha();
movimentaMinhaRaquete();
colisaoBordaBolinha();
mostraRaquete(xRaquete, yRaquete);
mostraRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
colisaoRaquete(xRaquete,yRaquete);
colisaoRaquete(xRaqueteOponente,yRaqueteOponente);
movimentaRaqueteOponente();
incluirPlacar();
marcaPonto();
}
function mostraBolinha(){
circle(xBolinha, yBolinha, diametro);
}
function movimentaBolinha(){
xBolinha += velocidadeXBolinha;
yBolinha += velocidadeYBolinha;
}
function colisaoBordaBolinha(){
if(xBolinha + raio > width ||
xBolinha < 0)
velocidadeXBolinha *= -1;
if (yBolinha + raio > height || yBolinha < 0) {
velocidadeYBolinha *= -1;
}
}
function mostraRaquete(x, y){
rect(x, y, raqueteComprimento,raqueteAltura);
}
function movimentaMinhaRaquete() {
if (keyIsDown(UP_ARROW)) {
yRaquete -= 10;
}
if (keyIsDown(DOWN_ARROW)) {
yRaquete += 10;
}
}
function colisaoRaquete(x,y){
colisao =
hit = collideRectCircle(x, y, raqueteComprimento, raqueteAltura, xBolinha, yBolinha, raio);
if(colisao){
velocidadeXBolinha *= -1;
raquetada.play();
}
}
function movimentaRaqueteOponente(){
velocidadeYOponente = yBolinha - yRaqueteOponente - raqueteComprimento / 2 - 30;
yRaqueteOponente += velocidadeYOponente + chanceDeErrar
calculaChanceDeErrar();
}
function calculaChanceDeErrar(){
if (pontosDoOponente >= meusPontos) {
chanceDeErrar += 1
if (chanceDeErrar >= 39){
chanceDeErrar = 40
}
} else {
chanceDeErrar -= 1
if (chanceDeErrar <= 35){
chanceDeErrar = 35
}
}
}
function incluirPlacar() {
stroke(255);
textAlign(CENTER);
textSize(16);
fill(color(255, 140, 0));
rect(150, 10, 40, 20);
fill(255);
text(meusPontos, 170, 26);
fill(color(255, 140, 0));
rect(420,10, 40, 20);
fill(255);
text(pontosDoOponente, 440, 26);
}
function marcaPonto(){
if(xBolinha > 590){
meusPontos += 1;
ponto.play();
}
if(xBolinha < 10){
pontosDoOponente +=1;
ponto.play();
}
}