Seguir os passos da Pirâmide do aprendizado William Glasser, discutindo os assuntos em grupos de estudos, criando projetos e explicando para colegas como solucionei desafios, potencializa o aprendizado e facilita para reter o conhecimento.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Seguir os passos da Pirâmide do aprendizado William Glasser, discutindo os assuntos em grupos de estudos, criando projetos e explicando para colegas como solucionei desafios, potencializa o aprendizado e facilita para reter o conhecimento.
Entendemos que é um processo continuo de entrada/saída quando falamos de conhecimento. Quem retém não desenvolve, tem que aprender e ensinar, pelo menos comigo é assim.
Olá!
Concordo plenamente que seguir os passos da Pirâmide do aprendizado William Glasser, discutindo os assuntos em grupos de estudos, criando projetos e explicando para colegas como solucionou desafios, pode potencializar muito o aprendizado e ajudar a reter melhor o conhecimento.
Ao discutir em grupo, é possível compartilhar diferentes pontos de vista e perspectivas, o que enriquece a compreensão do assunto. Criar projetos, por sua vez, permite aplicar o conhecimento na prática, o que é fundamental para reter o conhecimento de forma mais duradoura. Por fim, explicar para colegas como solucionou desafios é uma ótima maneira de fixar o que foi aprendido e aprimorar a capacidade de comunicação.
Esses passos da Pirâmide do aprendizado, aliados a essas práticas, podem realmente tornar o processo de aprendizagem mais eficiente e prazeroso
A prática do processo nos levará ao crescimento. Já estou pensando em reunir meu time e estudarmos juntos estas formas de aprendizado.
Quando se trata de Ensinar, realmente não tem como negar, a gente acaba retendo bem melhor a informação, mesmo que a outra pessoa não vá desenvolver aquele conhecimento que você passou, você, independente da ação do outro está reforçando ainda mais aquilo que já sabe. É muito bom !
Concordo com você.