Acredito que a persona deve auxiliar no direcionamento do serviço/produto proposto, mas tenho receio de que possa "nichar" demais ou cegar para algumas oportunidades. Não sei, talvez com experiência no mercado essa opinião possa mudar.
Acredito que a persona deve auxiliar no direcionamento do serviço/produto proposto, mas tenho receio de que possa "nichar" demais ou cegar para algumas oportunidades. Não sei, talvez com experiência no mercado essa opinião possa mudar.
Olá Fernanda, tudo bem? Espero que sim!
Não se preocupe em acabar "perdendo" oportunidades por conta dessas ferramentas, a proto-persona e a persona fazem exatamente o contrário: elas ajudam a nos aproximarmos mais do nosso público-alvo e conhecermos melhor os objetivos e dores que essas pessoas têm, além de entendermos a personalidade, os gostos próprios e a rotina delas. Ao montarmos esses personagens fictícios, temos que manter a mente aberta e ter bastante empatia, pois as pessoas são diferentes e possuem estilos de vida diferentes.
Essas ferramentas podem nos proporcionar um ponto de vista mais assertivo em relação ao produto que estamos desenvolvendo, e oferecer novas ideias de produtos que podemos criar.
É isso! Espero ter ajudado!
Qualquer coisa, estamos por aqui =)
Até mais!!