Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Pegar o nome de um arquivo e atribuir a uma variavel pra exibir na saida

Olá, eu tenho um arquivo de nome teste.xlsx. Eu quero atribuir esse nome a uma variavel para eu poder printar o nome desse arquivo, e não o conteúdo dele. Por exemplo, eu quero poder fazer isso: print(f'O nome do arquivo é {teste.xlsx}') . E ele exibir na saída pra mim isso: O nome do arquivo é teste.xlsx

2 respostas

Basta você criar uma variavel que é uma string com esse nome. exemplo:

variavel = 'teste.xlsx'
print(f'O nome do arquivo é {variavel}')

Quando você coloca um texto entre aspas simples você automaticamente está dizendo para o pyhton que esse texto é uma string

solução!

Não era isso que eu estava procurando (passar o nome do arquivo como uma string). Eu queria que, dado um arquivo, eu pudesse pegar o nome dele e que o próprio python identificasse qual o nome dele para que eu pudesse manipulá-lo como uma string (sem eu ter que fazer isso manualmente) Mas já consegui resolver. Vou informar o passo a passo. Veja:

#Abro o arquivo somente leitura, atribuindo esse arquivo á variável "arquivo"
arquivo = open('/home/j/Downloads/teste.xls', 'r')

#Em seguida, usei o método "name" para obter o nome do arquivo (esse método me retorna o path completo, ou seja, /home/j/Downloads/teste.xls. Em #seguida, eu "quebrei" o path pelo caractere "/".  Isso me retornou a lista: ['', 'home', 'j', 'Downloads', 'teste.xls']
#Como percebi que o nome do arquivo é o ultimo da lista, bastou pegar a última posição dela, ou seja, o [-1], que me retorna o último elemento.
divide_o_nome = arquivo.name.split('/')[-1]

#Agora, ao dar o print em "divide_o_nome", ele me retorna teste.xlsx, que era o que eu queria.
print(divide_o_nome)