Olá Roberto!
Há diversas formas de realizar essa mecânica no seu jogo, uma forma para implementar uma pausa na movimentação da bolinha assim que ela tocar a borda, você pode adicionar uma variável booleana para controlar o estado de pausa e um condicional na function draw para verificar esse estado de congelado ou não.
Como exemplificado mais abaixo:
if (!congelado) {
// movimentação da bolinha e demais elementos do jogo
mostraBolinha();
moveBolinha();
tocaNaBorda();
mostraRaquete(xRaquete, yRaquete);
mostraRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
moveRaquete();
movimentaRaqueteOponente();
verificaColisaoRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
verificaColisaoRaquete(xRaquete, yRaquete);
incluiPlacar();
marcaPontos();
bolinhaNaoFicaPresa();
} else {
mostraBolinha();
}
}
Nesse caso o "!" ao lado de congelado dentro do if significa o "contrário", ou seja, o jogo só vai rolar normalmente se a variável congelado for false.
Devemos também declarar a seguinte função:
let congelado = false;
Essa é parte da lógica, depois no local onde verifica o toque na borda podemos pausar o jogo:
function tocaNaBorda() {
if (xBolinha + raio > width || xBolinha - raio < 0) {
velocidadeXBolinha *= -1;
congelado = true;
}
if (yBolinha + raio > height || yBolinha - raio < 0) {
velocidadeYBolinha *= -1;
}
}
Deixo o link de um projeto para poder se inspirar e talvez aplicar no seu game:
Nesse projeto de exemplo ao pausar também foi adicionado uma condição que ao apertar a tecla espaço o jogo volta a dar play.
Espero ter ajudado, qualquer dúvida, me coloco à disposição! Bons estudos!
Sucesso
Um grande abraço e até mais!
Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!