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pasta do arquivo "p5.collide2D" nao possui o arquivo p5.collide2d.js

Olá!! poderiam me enviar o link para baixar o arquivo correto? segui os passos da aula porém não consta na pasta o arquivo p5.collide2d.js que esta sendo solicitado para continuar o curso.

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Oi Sabrina, tudo bem?

Obrigado por aguardar uma resposta!

Pra baixar corretamente a biblioteca de colisão do p5, siga os passos abaixo:

  • No canto superior esquerdo da tela clique no menu Help e em seguida no submenu Reference.

recorte de captura de tela. No menu help, a opção reference está destacada em rosa

  • Em seguida clique em Libraries

Recorte de captura de tela da aba reference do p5js. Ao lado esquerdo, dentre várias opções, a opção Libraries está destacada em vermelho.

Você encontrará várias bibliotecas. Estas são um conjunto de códigos desenvolvidos por outras pessoas que podem ajudar a solucionar problemas, sem a biblioteca, teríamos que criar todas as funcionalidades do zero.

  • Procure a biblioteca p5.collide2D. e clique, você será redirecionada para a página do GitHub em que o código está hospedado. Clique em code e em download zip

Recorte da captura de tela de um repositório do GitHub. O botão code foi selecionado. No submeno a opção download zip está destacada em vermelho. Ao fundo há uma lista de arquivos.

Lembre-se de descompactar os arquivos!

Em seguida, no p5, clique na setinha ao lado de sketch files e selecione a opção upload file:

Recorte da captura de tela do p5.js. Ao lado da opção "sketch file", há uma seta destacada em azul, indicando que foi clicada. A terceira opção, "upload file", está destacada em rosa.

  • Selecione o arquivo que acabamos de baixar, o p5.collide2D.js e clique em Open. Ele ficará do lado esquerdo do editor de texto, no mesmo lugar em que criamos novos arquivos e carregamos as imagens.

Captura de tela colorida, contendo um arquivo javascript com nome "p5.collide2d" no lado esquerdo e no canto direito os dizeres " Arquivo Donte JavaScript".

  • Para que o código da biblioteca possa ser compreendido dentro do projeto, vá até a pasta index.html e crie a seguinte linha de código, dentro da tag <body>.

<script src="p5.collide2d.js"></script>
  • Depois o código já estará disponível para ser utilizado, e o próximo passo é criarmos uma função que detecta a colisão.

  • No arquivo sketch.js, crie a variável colisao = false e a função colisaoBiblioteca(x,y):

function colisaoBiblioteca(x, y){
  colidiu = collideRectCircle(x, y, comprimentoRaquete, alturaRaquete, xBolinha, yBolinha, raio);
  if(colidiu){
    velocidadeXBolinha *= -1;
    raquetada.play();
  }
}

Perceba que estamos utilizando a função collideRectCircle(), que está na biblioteca que acabamos de trazer para nosso projeto.

Lembre-se de chamar a função colisaoBiblioteca() dentro da função draw(), no arquivo Sketch.js.

Caso mesmo com as dicas acima você não consiga corrigir esse erro, sugiro que você compartilhe o link do seu código para que eu possa entender melhor o problema.

Para compartilhar seu código do p5.js basta você estar logado na sua conta e dentro do seu projeto. Na opção File no lado superior esquerdo da tela, você irá clicar em Share e em seguida irá escolher o último link que redirecionará diretamente para os comandos criados.

Espero que dê tudo certo. Caso tenha outras dúvidas, estarei a disposição para te ajudar.

Grande abraço e bons estudos!

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