1
resposta

Participação do time

Se eu estivesse no lugar de Ana (penso desta forma, pois ainda não sou líder), faria as dinâmicas que foram passadas, qualquer uma delas. Eu vi vantagem em realizar a Personal Maps, a do doce e a de 2 verdades e 1 mentira. Creio que todas trariam risadas, conversações e criariam, assim, realacionamentos. Mas, a que mais acho que funcionaria seria a de 2 verdades e 1 mentira. E, como complemento, separaria os grupos pelo alimento que pegaram (doces diferentes). Acho que fazer essa mistura ajudaria. Fora que, acho legal implementar uma cultura de feedbacks e de CNV. Talvez isso não colaboraria para criar relacionamentos, se fossem utilizadas somente elas duas. Contudo, acho que serviriam para trazer confiança e segurança para a equipe. Isso mostraria que o local é seguro, trazendo mais engajamento. Além disso, faria também da minha equipe, ou funcionários, um amontoado de corações e não de cabeças. Ou seja, em suas dificuldades, os ajudaria, em seus erros, não os demitiria. Muito pelo contrário, buscaria o desenvolvimento deles. So aceitaria casos de demissão em situações extremas como: descaso total, falta de respeito contiínua, não alocação das culturas implementadas na equipe e coisas paracidas. Mas, ainda assim, o funcionário ou membro teria tempo para se redimir.

Vi nas instrução que é importante fazer com que a tomada de decisão esteja descentralizada da liderança e fique voltada para toda a equipe. Ou seja, em problemas, toda a equipe se une para identificar as causas do problema, levantar e discutir soluções e aplicar a solução. Com isso, rebaixar o nível de autoridade nessas horas e se comportar como parte da equipe, pois um líder é justamente isso, um membro da equipe. Obviamente, a última palavra é a dele, ele é quem dá o direcionamento, o cabeça do time. Mas, pode sim deixar as decisões serem tomadas em conjunto.

E identificar como cada pessoa toma as suas decisões, entendê-los e, talvez o mais importante, agregá-los.

1 resposta

Excelente reflexão, Felipe! Concordo totalmente com a sua visão sobre a importância de criar um ambiente de confiança e segurança dentro da equipe. As dinâmicas que você mencionou, como "2 verdades e 1 mentira", realmente são ótimas para promover o entrosamento e as risadas, criando um clima mais leve e colaborativo. Também achei interessante a forma como você combinou a ideia de usar os alimentos como um divisor de grupos – isso pode criar uma dinâmica divertida e natural de integração.

Além disso, a sua ideia sobre implementar uma cultura de feedbacks e comunicação não-violenta (CNV) é fundamental para um ambiente saudável.