1
resposta

Parece inviável o front-end ter que ficar atualizando de tempos em tempos o token de acesso

Não seria mais conveniente o back-end controlar essa renovacao, digo toda vez que o usuário fizer um acesso dentro do prazo valido para o access-token ele estende o prazo de validade para contar do momento desse ultimo acesso? Assim o access-token só expira realmente quando usuário parar de mexer/nao fazer nenhum requisicao na aplicacao pelo prazo definido para o access-token evitando criacao de outro token (refresh-token). A atualizacao da data de expiracao poderia ser feita via middleware. Esse mecanismo refresh-token parece muito burocratico e trabalhoso, o que mais me desagradou é que o front-end também deverá ficar responsavel por questões de autenticação (no meu ver o back-end deveria ser o único a responder por essa tarefa)

1 resposta

Oi Bruno, concordo com você, mas tem um ponto que precisamos considerar. Em algumas aplicações, como as SPAs, pode não ser vantajoso em todo request ficar validando e atualizando o token, então o front-end assume parte da responsabilidade de gerenciar o token de acesso. Dependendo do caso, pode ter um overhead nesse processo todo de pega token, troca token, volta token.

Se minha aplicação não é API, acho comum que o processo seja esse que você citou e muitas vezes, esse processo acontece sem a gente perceber, as ferramentas geram cookies e gerenciam isso pra gente.

Faz sentido pra você? Espero ter ajudado!