2
respostas

Parece difícil dizer 'Obrigado'

Oi gente, tudo certo?

Já faz alguns anos que reparei que, quando uma amiga, tia, e até mesmo minha mãe, recebia o elogio de alguém, seja no novo corte de cabelo, uma roupa, ou acessório, elas costumavam dizer:

• "Ah, mas isso é tão velho."
  • "Ah, mas em compensação, olha a mancha que essa blusa tem."
  • "Imagina, olha o tanto de frizz que eu tenho no cabelo."
  • "Que nada, isso aqui custou R$10,00 em uma promoção."

Depois, comecei a policiar as minhas respostas aos elogios que eu recebia e me assustei. Pois eu fazia a mesma coisa... 8O Ainda estou no processo de dizer 'Obrigada' aos elogios, tanto para os profissionais quanto os pessoais.

Esse tipo de resposta também pode ser considerado como parte da síndrome do impostor?

2 respostas

Oi Fabiana,

Entendo que sim, essas respostas podem ser semelhantes ao fator "tive sorte" que comento durante o curso. É como se a gente sempre tentasse minimizar as coisas.

Também estou nesse processo, quando recebo algum elogio, paro por um instante e agradeço, mas tento fazer de modo consciente para não parecer que "estou me achando" nem para ir para a minha impostora. É muito interessante quando nos damos contas dessas coisas, nã é mesmo?

Uma das coisas que reforçava a minha impostora era ver tantas pessoas, que por exemplo, não se esforçavam para conquistar algo e eram bombardeadas de elogios (esse se esforçar é uma visão que eu tenho, hoje entendo que para mim pode ser pouco, mas que talvez para o outro era muito, mais que o suficiente) e eu não queria ser assim... Agora com essa visão de que cada um sabe o quanto consegue ou pode fazer algo, inclueive eu, tenho me tornado mais flexível e aceitado com brilho nos olhos os elogios, porque eu sei o quanto me dediquei e não preciso (para não dizer nem devo) me comparar com os outros. =)

É um processo, um exercício diário, mas que vejo com muito sentido.

Verdade, qualquer intonação diferente pode ser vista como arrogância ou falsidade :/

Eu achei, quase que (rsrs), libertador ter consiência dessas atitudes de minimizar o que eu tenho. Pois, hoje, quando se trata de um elogio profissional, eu agradeço e depois tento lembrar do que eu passei para concluir aquela tarefa, com o objetivo de não dar 'voz' a minha impostora (^^

E o caminho é esse mesmo, sempre buscar métodos para não deixar a impostora ganhar.