Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Parâmetros

Pessoal... Não entendi a necessidade de passar um parâmetro no construtor. Se criei o objeto e tenho acesso aos seus métodos e atributos, qual a necessidade? pois o retorno pode ser o mesmo de um método chamado certo?

Aguardo...

5 respostas

Marcos, haverão muitas situações em que será mais prático passar parâmetros no construtor para inicializar uma variável dentro do mesmo. Isso vai lhe poupar tempo e linhas desnecessárias de código. Ex:

Cliente vitor = new Cliente("Vitor", "004.535.909-04");

Cliente johnDoe = new Cliente();
johnDoe.Nome = "John Doe";
johnDoe.Cpf = "004.535.909-04";

Note aqui que o segundo cliente me custou duas linhas de código a mais.

Em outros casos pode ser necessário receber um objeto como parâmetro no construtor para inicializar uma variável de classe, me poupando o trabalho de ter que instanciar o objeto toda vez que precisar dele dentro daquela classe.

Espero ter ajudado.

"receber um objeto como parâmetro no construtor" pode me explicar esta parte Freitas?

Vamos supor que você precise de um objeto que realize todo o trabalho de consulta em um banco de dados

class Cliente()
{
    SQLConnection connection;

public Cliente(SQLConnection conection)
    {
        this.connection = connection;
    }
}

No caso acima o SQLConnection possui todas as regras de conexão com o banco necessárias para o Cliente trabalhar. Por exemplo: executar uma query ou mesmo fechar uma conexão aberta, etc.

Mas este não é o único caso. Com o tempo você vai aprender padrões de projeto que utilizam uma abordagem semelhante.

Cara valeu mesmo... tá entendido, obrigado.

solução!

Coloca o post como [resolvido]