1
resposta

Para quem está com dific. no alinhamento direito entre destaque e pop.

Tudo bem gente?

Galera, para quem está com dificuldade na questão do alinhamento do bloco "destaque" com o bloco "populares" por causa do destaque estar maior que o normal por conta do GAP.

imagem mostrando o desalinhamento entre bloco destaque e populares no canto direitoEsse desalinhamento acontece por conta do grid-gap que, com valor, empurra os elementos pra fora. Então precisaria ter um comportamento parecido com o box-sizing: border-box (onde considera os espaçamentos dos elementos como tamanho total junto com height ou width). Que seria assim: imagem mostrando funcionamento do border-boxPara funcionar dentro do GRID, temos que deixar assim no destaque.css:

Jeito antigo:

.destaques{
    display: grid;
    grid-gap: .2rem;
    grid-template-columns: 25% 25% 25% 25%;
    grid-template-rows: 33.33% 33.33% 33.33%;
    height: calc(100vh - 4vh);

}
Jeito novo:
.destaques{
    display: grid;
    grid-gap: .2rem;
    grid-template-columns: 1fr 1fr 1fr 1fr;
    grid-template-rows: 1fr 1fr 1fr;
    height: calc(100vh - 4vh);
}

fr vem do fraction, que é uma fração do grid e, pelo que entendi, obedece ao tamanho da largura sempre, mesmo que ponha um valor absurdo no grid-gap.

Solução encontrada no: https://stackoverflow.com/questions/43664051/css-grid-layout-gap-box-sizing.

Espero que ajudem a todos.

1 resposta

Boa tarde Rodrigo! Obrigado pela informação! Estava ficando encucado com esse desalinhamento! Darei uma lida no link enviado para melhor entendimento!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software