Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Para que tuplas?

Assistindo as aulas sobre tuplas, fico em dúvida sobre as vantagens de se usar uma tupla e não uma lista. Entendo que tuplas são imutáveis e faz sentido usá-las quando você quer montar uma sequência de valores mas não alterá-la. Porém, se em nenhum momento do meu código eu pretendo utilizar um comando que alteraria a sequência, me parece que usar tuplas ou listas é equivalente em termos práticos.

Usando o exemplo da aula, se eu quero guardar nomes de frutas num código, mas nunca alterar esses nomes, para mim, tanto faz fazer:

frutas = ['banana', 'abacaxi', 'maçã']

ou fazer

frutas = ('banana', 'abacaxi', 'maçã')

se eu nunca tentar alterar qualquer um dos elementos. Quais são, então, as vantagens de fazer essa sequência em uma tupla em vez de em uma lista?

2 respostas

Olha , as tuplas suportam tipos diferentes de dados diferente das listas , e eu desconfio que as tuplas sejam mais rapidas

solução!

Olá Lucas,

há algumas diferenças com relação a tuplas e listas além da imutabilidade.

As tuplas são mais vantajosas em termos de performance do que as listas.

Por exemplo , em um caso como o exemplificado por você na pergunta, a lista iria utilizar um espaço maior (em bits) do que o necessário para armazenar "possíveis" novos elementos. Enquanto a tupla utilizaria apenas o espaço exato gasto para armazenar os mesmos itens.

O python também gasta processamento para administrar os recursos necessários para manter esta lista a medida em que vão ocorrendo os "pops" e "appends".

Portanto, torna-se uma boa prática observar o tipo de dados ideal para cada caso.

Espero ter te ajudado com a sua dúvida.

Grande abraço!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software