Oi, eu peguei esse curso para servir de apoio a faculdade, mas lá tem esses dois padrões que eu não entendi direito, tem no curso?
Eu olhei os títulos e não vi, poderia me dar uma explicação em Python sobre esses dois?
Oi, eu peguei esse curso para servir de apoio a faculdade, mas lá tem esses dois padrões que eu não entendi direito, tem no curso?
Eu olhei os títulos e não vi, poderia me dar uma explicação em Python sobre esses dois?
Oi Gisele, tudo bem?
Sinto muito pela demora em lhe retornar, provável que já tenha conseguido resolver, entretanto, deixarei abaixo uma resposta sobre sua pergunta.
Tanto no curso de design patterns 1, quanto no 2, não temos material que abordem estes dois padrões citados por você.
O Adapter é um padrão estrutural que permite com que interfaces incompatíveis colaborem entre si. Você tem classes com métodos em comum, mas que fazem sentido estarem juntas(em uma lista por exemplo) para um objetivo maior, então você cria um adaptador para que elas saibam conversar entre si e decidir em qual momento deverá chamar o método X.
Já o facade que também é um padrão estrutural, permite que você crie uma classe de fachada que irá integrar as partes da sua aplicação. Então se você precisa montar um computador, ao invés de chamar todas classes(ex: cpu, memória, hd..) no método principal, você irá criar uma classe de fachada que será responsável por inicializar estas instâncias e possuir os métodos necessários para a manipulação das mesmas. Você delega essa responsabilidade de criar os objetos para uma classe e com isso, conseguirá replicar facilmente a estrutura criada em outras partes do seu código, sem que haja excesso de duplicação de código.
Sobre exemplos de código, indicarei três materiais:
Abraços e bons estudos!