Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

p-value pequeno

O p-value é pequeno quando ele é menor ou igual 0.05? Ou próximo a 0.05?

3 respostas

No curso, quando diz: "algo em torno de 0,05" o sentido é próximo de 0.05 mesmo.

Mas lembre-se o conceito de "muito pequeno", ou não, depende do conjunto de dados que você estiver utilizando. Alguns conjuntos de dados podem exigir maior precisão e por isso, 0.05 possa ainda não ser suficiente.

solução!

Oi Helder,

O p-value de um teste como o Wilcoxon te mostra a probabilidade das duas amostras pertencerem à mesma população.

Geralmente, quando essa chance é menor do que 0.05 (ou 5%), nós aceitamos a ideia de que elas vem de populações diferentes. Outros estudos usam 0.01.

Agora, há uma grande discussão a respeito disso na área. Se o valor for 0.051 (ou seja, > 0.05), você descarta? Como tudo, vai sua interpretação.

Em particular, quando eu tenho um valor bem próximo de 0.05 (tanto pra cima quanto pra baixo), eu coleto mais dados. Na prática, você verá que o Wilcoxon, quando tem muitos dados, te dará um valor bem pequeno quando ele tiver certeza.

O próximo passo é então entender o tamanho dessa diferença. Afinal, duas amostras podem vir de diferentes populações, mas ainda assim serem bem parecidas. Sugiro o Cliff's Delta para isso!

Ajudou?

Muito Obrigado Lucas Ferreira e Mauricio Aniche ajudaram bastante.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software