Olá, Andriele.
Criação do Backlog
Faz parte do PO ser um profissional atento ao mercado, então tendo sempre analisar os corrente e ver outros projetos paralelos ao mercado do meu produto. Com isso tento criar junto com o time tarefas que sejam interessante para o usuário do produto. Por isso, muito antes de sair criando todas as funcionalidades tento identificar o usuário primário com a criação de um proto-persona (proto de protótipo) se o produto estiver no seu momento inicial, se o produto já for maduro e tiver uma boa quantidade de usuários crio um persona. São pouco os casos que não crio um proto-persona ou um persona, esses casso são quando estou desenvolvendo um produto interno da empresa e o usuário dele está sentado ao meu lado ou a alguns andares acima de mim.
Priorização
Tem muitas práticas no mercado para priorização de tarefas. Mas a que eu mais gosto é a que leva em consideração os seguintes pontos:
- Esforço da tarefa;
- Valor para o usuário;
- Valor para o produto, normalmente medido no quanto a tarefa pode retornar financeiramente para o produto, mas terá em muitos casos ou momentos do produto que a rentabilidade financeira não será a priorização, nesses casos você pode levar em conta quantos usuário novos a tarefa pode trazer ou como a tarefa pode ajudar a manter e engajar os usuário que já está no seu produto.
O que me ajuda a ver qual tarefa e mais prioritária do que outras é separar as tarefas em post-its e montar um kanban onde eu defino que o eixo x para medir o esforço da tarefa, o eixo y o valor para o produto e uso adesivos de bolinhas verdes (você acha em qualquer papelaria) para definir o valor para o usuário.
No final você terá as tarefas bem priorizadas visualmente e se tiver qualquer dúvida fica fácil de explicar e discutir com alguém do seu time.
Ah! Tento revisitar essa técnica a cada dois sprint, portanto os sprint múltiplos de 3.