Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

P.O = Criação do Backlog

Durante boa parte do curso é dito que a criação do backlog é uma das principais responsabilidades do P.O. Porém, em nenhum momento existe detalhamento de um modelo aconselhável que o Gerente pode seguir para criar seu backlog. Quais seriam as melhores dicas pra criaçao desse documento?

2 respostas
solução!

Olá, Andriele.

Criação do Backlog

Faz parte do PO ser um profissional atento ao mercado, então tendo sempre analisar os corrente e ver outros projetos paralelos ao mercado do meu produto. Com isso tento criar junto com o time tarefas que sejam interessante para o usuário do produto. Por isso, muito antes de sair criando todas as funcionalidades tento identificar o usuário primário com a criação de um proto-persona (proto de protótipo) se o produto estiver no seu momento inicial, se o produto já for maduro e tiver uma boa quantidade de usuários crio um persona. São pouco os casos que não crio um proto-persona ou um persona, esses casso são quando estou desenvolvendo um produto interno da empresa e o usuário dele está sentado ao meu lado ou a alguns andares acima de mim.

Priorização

Tem muitas práticas no mercado para priorização de tarefas. Mas a que eu mais gosto é a que leva em consideração os seguintes pontos:

  • Esforço da tarefa;
  • Valor para o usuário;
  • Valor para o produto, normalmente medido no quanto a tarefa pode retornar financeiramente para o produto, mas terá em muitos casos ou momentos do produto que a rentabilidade financeira não será a priorização, nesses casos você pode levar em conta quantos usuário novos a tarefa pode trazer ou como a tarefa pode ajudar a manter e engajar os usuário que já está no seu produto.

O que me ajuda a ver qual tarefa e mais prioritária do que outras é separar as tarefas em post-its e montar um kanban onde eu defino que o eixo x para medir o esforço da tarefa, o eixo y o valor para o produto e uso adesivos de bolinhas verdes (você acha em qualquer papelaria) para definir o valor para o usuário.

No final você terá as tarefas bem priorizadas visualmente e se tiver qualquer dúvida fica fácil de explicar e discutir com alguém do seu time.

Ah! Tento revisitar essa técnica a cada dois sprint, portanto os sprint múltiplos de 3.

Oi Andriele,

Estamos gravando agora mesmo um curso prático em Scrum. Continue conosco que em um ou dois meses você terá acesso a este treinamento complementar.

Obrigado pelo seu feedback.

Obrigado, Marco, pela contribuição.

Um abraço,

FA