//variaveis bolinha
let xBolinha = 300; let yBolinha = 150; let diametro = 20; let raio = diametro / 2;
//velocidade da bolinha
let velocidadeXBolinha = 5; let velocidadeYBolinha = 5;
//variaveis da raquete
let xRaquete = 10; let yRaquete = 100 let raqueteComprimento = 10 let raqueteAltura = 90
//variaveis do oponente
let xRaqueteOponente = 580; let yRaqueteOponente = 100;
//placardo jogo
let meusPontos = 0; let pontosOponente = 0;
function setup() { createCanvas(600, 330); }
function draw() { background(0);
//funcoes
mostraBolinha(); movimentaBolinha(); verificaColisaoBorda(); mostrarRaquete(xRaquete, yRaquete); movimentoRaquete(); colisaoRaquete(); colisaoraqueteoponente (); mostrarRaqueteoponente (xRaqueteOponente, yRaqueteOponente); movimentaRaqueteOponente(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente); incluiPlacar(); marcaPonto();
function mostraBolinha () {circle(xBolinha, yBolinha, diametro);}
function movimentaBolinha () { xBolinha += velocidadeXBolinha; yBolinha += velocidadeYBolinha;}
function verificaColisaoBorda() { if (xBolinha + raio > width || xBolinha - raio < 0) {velocidadeXBolinha *= -1;} if (yBolinha + raio > height || yBolinha - raio < 0) {velocidadeYBolinha *= -1;}}
function mostrarRaquete(x,y){ rect(x,y, raqueteComprimento, raqueteAltura);}
function mostrarRaqueteoponente(x,y){ rect(x,y, raqueteComprimento, raqueteAltura);}
function movimentoRaquete()
{if (keyIsDown(UP_ARROW)) { yRaquete -= 10; }} {if (keyIsDown(DOWN_ARROW)) { yRaquete += 10; } }
function movimentaRaqueteOponente() { velocidadeyOponente = yBolinha - yRaqueteOponente - raqueteComprimento/2 - 50; yRaqueteOponente += velocidadeyOponente }
function colisaoRaquete() { if( xBolinha - raio < xRaquete + raqueteComprimento && yBolinha - raio < yRaqueteOponente + raqueteAltura && yRaqueteOponente + raio > yRaqueteOponente )
{ velocidadeXBolinha *= -1; } }
function colisaoraqueteoponente (){
if (xBolinha+raio > xRaqueteOponente && yBolinha-raio < yRaqueteOponente+raqueteAltura && yBolinha+raio > yRaqueteOponente){ velocidadeXBolinha *= -1;
} }
function incluiPlacar(){ stroke(255); textAlign (CENTER); textSize(30) fill (color(144,238,144)); rect(130, 10, 40, 40); fill(255); text(meusPontos, 150,40); fill (color(144,238,144)); rect(430, 10, 40, 40); fill(255); text(pontosOponente, 450, 40); }
function marcaPonto() {
if (xBolinha > 590){ meusPontos += 1; } if (xBolinha < 10 ){ pontosOponente += 1; } }
}