Bem, os fantasmas desaparecem quando eu ando com o herói, alguém sabe qual seria o erro?
require_relative 'ui'
def le_mapa(numero)
arquivo = "mapa#{numero}.txt"
text = File.read arquivo
mapa = text.split "\n"
end
def encontre_o_jogador(mapa)
caractere_do_heroi = "H"
mapa.each_with_index do |linha_atual, linha|
coluna_do_heroi = linha_atual.index caractere_do_heroi
if coluna_do_heroi
return [linha, coluna_do_heroi]
end
end
nil
end
def calcular_nova_posicao(heroi, direcao)
heroi = heroi.dup
movimentos = {
"W" => [-1, 0],
"S" => [+1, 0],
"A" => [0, -1],
"D" => [0, +1]
}
movimento = movimentos[direcao]
heroi[0] += movimento[0]
heroi[1] += movimento[1]
heroi
end
def posicao_valida? (mapa, posicao)
linhas = mapa.size
colunas = mapa[0].size
estourou_linhas = posicao[0] < 0 || posicao[1] >= linhas
estourou_colunas = posicao[0] >= mapa.size || posicao[1] >= colunas
if estourou_linhas || estourou_colunas
return false
end
valor_atual = mapa[posicao[0]][posicao[1]]
if valor_atual == "X" || valor_atual == "F"
return false
end
true
end
def soma_vetor(vetor1, vetor2)
[vetor1[0] + vetor2[0] + vetor1 [1] + vetor2 [1]]
end
def posicoes_validas_a_partir_de(mapa, novo_mapa, posicao)
posicoes = []
movimentos = [[-1, 0], [0, +1], [+1, 0], [0, -1]]
movimentos.each do |movimento|
nova_posicao = [posicao[0] + movimento[0], posicao[1] + movimento[1]]
if posicao_valida?(mapa, nova_posicao) && posicao_valida?(novo_mapa, nova_posicao)
posicoes << nova_posicao
end
end
posicoes
end
def move_fantasma(mapa, novo_mapa, linha, coluna)
posicoes = posicoes_validas_a_partir_de mapa, novo_mapa, [linha, coluna]
if posicoes.empty?
return
end
aleatoria = rand posicoes.size
posicao = [linha, coluna + 1]
mapa [linha][coluna] = " "
mapa[posicao[0]][posicao[1]] = "F"
end
def copia_mapa (mapa)
novo_mapa = mapa.join("\n").tr("F", " ").split "\n"
end
def move_fantasmas(mapa)
caractere_do_fantasma = "F"
novo_mapa = copia_mapa mapa
mapa.each_with_index do |linha_atual, linha|
linha_atual.chars.each_with_index do |caractere_atual, coluna|
eh_fantasma = caractere_atual == caractere_do_fantasma
if eh_fantasma
move_fantasma mapa, novo_mapa, linha, coluna
end
end
end
novo_mapa
end
def jogador_perdeu?(mapa)
perdeu = !encontre_o_jogador(mapa)
end
def joga(nome)
mapa = le_mapa 2
while true
desenha mapa
direcao = pede_movimento
heroi = encontre_o_jogador mapa
nova_posicao = calcular_nova_posicao heroi, direcao
if !posicao_valida? mapa, nova_posicao
next
end
mapa[heroi[0]][heroi[1]] = " "
mapa[nova_posicao[0]][nova_posicao[1]] = "H"
mapa = move_fantasmas mapa
if jogador_perdeu? mapa
game_over
break
end
end
nova_posicao
end
def inicia_pacman
nome = dar_boas_vindas
joga nome
end