Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Os fastasmas desaparecem

Bem, os fantasmas desaparecem quando eu ando com o herói, alguém sabe qual seria o erro?

  require_relative 'ui'

def le_mapa(numero)
   arquivo = "mapa#{numero}.txt"
   text = File.read arquivo
   mapa = text.split "\n"
end

def encontre_o_jogador(mapa)
   caractere_do_heroi = "H"
   mapa.each_with_index do |linha_atual, linha|
      coluna_do_heroi = linha_atual.index caractere_do_heroi
      if coluna_do_heroi
      return [linha, coluna_do_heroi]
      end  
   end
   nil
end

def calcular_nova_posicao(heroi, direcao)
    heroi = heroi.dup
    movimentos = {
        "W" => [-1, 0],
        "S" => [+1, 0],
        "A" => [0, -1],
        "D" => [0, +1]
        }
    movimento = movimentos[direcao]
    heroi[0] += movimento[0]
    heroi[1] += movimento[1]
    heroi
end

def posicao_valida? (mapa, posicao)
    linhas = mapa.size
    colunas = mapa[0].size
    estourou_linhas = posicao[0] < 0 || posicao[1] >= linhas
    estourou_colunas = posicao[0] >= mapa.size || posicao[1] >= colunas

    if estourou_linhas || estourou_colunas
        return false
    end

    valor_atual = mapa[posicao[0]][posicao[1]]
    if valor_atual == "X" || valor_atual == "F"
        return false      
    end
    true
end

def soma_vetor(vetor1, vetor2)
   [vetor1[0] + vetor2[0] + vetor1 [1] + vetor2 [1]]
end

def posicoes_validas_a_partir_de(mapa, novo_mapa, posicao)
    posicoes = []
    movimentos = [[-1, 0], [0, +1], [+1, 0], [0, -1]]
    movimentos.each do |movimento|
        nova_posicao = [posicao[0] + movimento[0], posicao[1] + movimento[1]]
        if posicao_valida?(mapa, nova_posicao) && posicao_valida?(novo_mapa, nova_posicao)
            posicoes << nova_posicao
        end
    end
    posicoes
end

def move_fantasma(mapa, novo_mapa, linha, coluna)
   posicoes = posicoes_validas_a_partir_de mapa, novo_mapa, [linha, coluna]
    if posicoes.empty?
       return
    end

   aleatoria = rand posicoes.size
   posicao = [linha, coluna + 1]
   mapa [linha][coluna] = " "
   mapa[posicao[0]][posicao[1]] = "F"

end

def copia_mapa (mapa)
   novo_mapa = mapa.join("\n").tr("F", " ").split "\n"
end

def move_fantasmas(mapa)
   caractere_do_fantasma = "F"
   novo_mapa = copia_mapa mapa
   mapa.each_with_index do |linha_atual, linha|
      linha_atual.chars.each_with_index do |caractere_atual, coluna|
         eh_fantasma = caractere_atual == caractere_do_fantasma
         if eh_fantasma
            move_fantasma mapa, novo_mapa, linha, coluna
         end
      end
   end
   novo_mapa
end

def jogador_perdeu?(mapa)
   perdeu = !encontre_o_jogador(mapa)
end

def joga(nome)
   mapa = le_mapa 2

   while true
      desenha mapa
      direcao = pede_movimento
      heroi = encontre_o_jogador mapa
      nova_posicao = calcular_nova_posicao heroi, direcao

      if !posicao_valida? mapa, nova_posicao
         next
      end

      mapa[heroi[0]][heroi[1]] = " "
      mapa[nova_posicao[0]][nova_posicao[1]] = "H"

      mapa = move_fantasmas mapa
      if jogador_perdeu? mapa
         game_over
         break
      end
     end
   nova_posicao
end

def inicia_pacman 
   nome = dar_boas_vindas
   joga nome
end
1 resposta
solução!

Herbert, blz?

Na função move_fantasma você manda executar o movimento aleatório, porém não o chama depois. E também não está chamando o mapa que vc duplica com o "novo_mapa".

O fantasma está sendo projetado no novo_mapa que não está sendo apresentado no jogo. Por isso que desaparece.

Acredito que a função deva ficar assim.

def move_fantasma (mapa, novo_mapa, linha, coluna)
    posicoes = posicoes_validas_a_partir_de mapa, novo_mapa, [linha, coluna]
    if posicoes.empty?
        return
    end
    aleatoria = rand posicoes.size
    posicao = posicoes[aleatoria]
    mapa[linha][coluna] = " "
    novo_mapa[posicao[0]][posicao[1]] = "F"
end

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software