1
resposta

os codigos estãp ok, mas está dando erro

boa tarde. estou recenetemente fazendo o curso. O erro está monstrando isso; "+ More info: https://developer.mozilla.org/docs/Web/JavaScript/Reference/Errors/Unexpected_token#What_went_wrong "

Não sei o que eu fiz, eu segui as insttruçoes direitinho. Alguem pode me ajudar.Aqui está o link do projeto https://editor.p5js.org/livia.valle02/sketches/O0PMgjR99

1 resposta

Olá Lívia!

Esse primeiro erro basta apagar o "}", na linha 67 tem um desses "bigodes" a mais, por conta disso o erro de "token inesperado".

Depois desse erro, vai aparecer outros que é o de variável inesperada, função que não existe dentre outros, acredito que houve alguma confusão ao colar os códigos, e por conta disso esses erros, mas deixo o código reparando os erros mencionados:

//variaveis da bolinha
let xBolinha=300;
let yBolinha=200;
let diametro=15;

//valocidade da bolinha
let velocidadexBolinha=6;
let velocidadeyBolinha=6;
let raio=diametro/2;
let raqueteComprimento=10;
let raqueteAltura=90;

//variaveis da raquete
let xRaquete=5;
let yRaquete=150;

//variaveis do oponente
let xRaqueteOponente = 585;
let yRaqueteOponente = 150;

let colidiu=false; 

function setup() {
  createCanvas(600, 400);
}

function draw() {
  background(0);
  mostraBolinha();
 movimentaBolinha();
  vereficaColisaoBorda();
  mostraRaquete(xRaquete, yRaquete);
  movimentaMinhaRaquete();
  verificaColisaoRaquete();
  colisaoMinhaRaqueteBiblioteca();
colisaoMinhaRaqueteBiblioteca();
    mostraRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);


}
function mostraBolinha(){
  circle(xBolinha, yBolinha, diametro);
  
}
function movimentaBolinha(){
  xBolinha+=velocidadexBolinha;
  yBolinha+=velocidadeyBolinha;
  
}

function vereficaColisaoBorda(){
  if(xBolinha+raio > width ||
  xBolinha-raio<0){
    velocidadexBolinha*=-1;
    
  }
  if(yBolinha+raio> height ||
    yBolinha-raio<0){
    velocidadeyBolinha*=-1;
  }
  
}
function mostraRaquete(x,y) {
    rect(x, y, raqueteComprimento, raqueteAltura);
}
   
function movimentaMinhaRaquete(){
  if (keyIsDown(UP_ARROW)){
    yRaquete -= 10;
  }
  if (keyIsDown(DOWN_ARROW)){
    yRaquete += 10;
  }
}

function mostraRaqueteOponente() {
    rect(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente, raqueteComprimento, raqueteAltura);
}
 function verificaColisaoRaquete() {
    if (xBolinha - raio < xRaquete + raqueteComprimento
        && yBolinha - raio < yRaquete + raqueteAltura
        && yBolinha + raio > yRaquete) {
        velocidadexBolinha *= -1;
    }
}

  function colisaoMinhaRaqueteBiblioteca(){
  colidiu=collideRectCircle(xRaquete, yRaquete, raqueteComprimento, raqueteAltura, xBolinha, yBolinha, raio);
  if (colidiu) {
    velocidadexBolinha *= -1;
  }
}

Depois basta adicionar o código que movimenta a raquete do oponente e acredito que seu código vai ficar bacana e funcional.

Espero ter ajudado, qualquer dúvida, me coloco à disposição! Bons estudos!

Sucesso

Um grande abraço e até mais!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!